Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30534
Título: Educação musical por meio da percussão corporal para adolescentes em privação de liberdade
Título(s) alternativo(s): Music education through body percussion for teens deprived of liberty
Autor(es): Ribeiro, Paulo Eduardo
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Música na educação
Percussão (Música)
Música - Instrução e estudo
Adolescentes - Educação
Educação e Estado
Organização judiciária juvenil
Music in education
Percussion music
Music - Instruction and study
Teenagers - Education
Education and state
Juvenile justice, Administration of
Data do documento: 23-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RIBEIRO, Paulo Eduardo. Educação musical por meio da percussão corporal para adolescentes em privação de liberdade. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: O presente trabalho coloca em tela um estudo sobre a Educação Musical por meio da Percussão Corporal para adolescentes que estão em privação de liberdade. Para isso, entende-se que educar, musicalmente, é compreender os saberes musicais básicos do estatuto epistêmico da música de forma teórica, bem como pela apreciação, vivência estética musical e pelo fazer sensível e consciente do material sonoro. Portanto, recorre-se ao corpo humano enquanto instrumento musical para trabalhar os saberes musicais a partir do modelo C(L)A(S)P de Swanwick (1979). Nesse sentido, esse modelo é traduzido como Criação/Composição, Estudos Literários, Apreciação, Aquisição de Habilidades técnicas (S) e Performance. A partir do objeto de estudo Educação Musical teve-se como objetivo geral perquirir os limites e as possibilidades de aportes teóricos metodológicos em Educação Musical voltados para professores de Arte, tendo em vista o protocolo de segurança de CENSE. O aporte teórico embasou-se em Freire (1980; 1983 e 2015), Silva (1998; 2018) e Swanwick (1979; 2003; 2014). O percurso metodológico desta investigação foi de natureza aplicada e a forma de abordagem, a qualitativa. Como instrumentos para coleta de dados, foram aplicados dois questionários semiestruturados e a avaliação do produto educacional, mediados pelo Método Delphi (MARQUES; FREITAS, 2018), a partir de um protocolo de avaliação pela escala de Likert. O material didático pedagógico musical elaborado pelo pesquisador é destinado aos professores da disciplina de Arte atuantes com jovens que estão em privação de liberdade em Centro de Socioeducação CENSEs do Paraná - PR. O protótipo de material didático de Educação Musical foi apresentado a 11 professores da disciplina de Arte atuantes em CENSEs no PR - Brasil via on-line, sendo-lhes solicitada sua avaliação sobre o material como recurso didático pedagógico e a efetividade para o ensino de música. A análise de dados foi baseada na metodologia Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2020) a partir das devolutivas dos participantes. Após a avaliação do material didático pedagógico versão preliminar por Professores de Arte que atuam nos CENSEs do Paraná; dos aspectos de conteúdo; aplicabilidade em sala de aula; design do e-book com videoaulas, enquanto material e recurso tecnológico, também foram realizados os redimensionamentos necessários para uma versão final do produto educacional e-book com videoaulas, o qual se pretende que seja disponibilizado publicamente para os CENSEs. Por fim, o produto educacional - e-book com videoaulas foi validado por expertise.
Abstract: This work presents a study on Music Education through Body Percussion for teenagers who are deprived of liberty. For this, it is understood that to educate, musically, is to understand the basic musical knowledge of the epistemic statute of music in a theoretical way, as well as by appreciation, musical aesthetic experience and by making sensitive and conscious of the sound material. Therefore, the human body is used as a musical instrument to work on musical knowledge based on Swanwick's C(L)A(S)P model (1979). In this sense, this model is translated as Creation/Composition, Literary Studies, Appreciation, Acquisition of Technical Skills (S) and Performance. From the object of study Musical Education, the general objective was to investigate the limits and possibilities of methodological theoretical contributions in Music Education aimed in Art teachers, in view of the security protocol of CENSE. The theoretical contribution was based on Freire (1980; 1983 and 2015), Silva (1998; 2018) and Swanwick (1979; 2003; 2014). The methodological route of this investigation was applied nature and the form of approach, qualitative. As instruments for data collection, two semi-structured questionnaires and the evaluation of the educational product were applied, mediated by the Delphi Method (MARQUES; FREITAS, 2018), based on an evaluation protocol using the Likert scale. The musical pedagogical teaching material prepared by the researcher is intended for teachers of the discipline of Art who work with teenagers who are in deprivation of liberty in Centros de Socioeducação CENSEs do Paraná - PR. The prototype of Music Education didactic material was presented online to 11 teachers of Art who work in CENSEs in PR - Brazil, and they were asked to evaluate the material as a pedagogical didactic resource and its effectiveness for teaching music. Data analysis was based on the Discursive Textual Analysis methodology (MORAES; GALIAZZI, 2020) based on the participants' feedback. It was verified that through body percussion, it is possible to educate musically and teach the knowledge of the epistemic status of music to the students who are in socio-educational condition. After the evaluation of the preliminary version of the pedagogical didactic material by Art Teachers who work in the CENSEs of Paraná; content aspects; applicability in the classroom; design of the e-book with video lessons, as a material and technological resource, the necessary resizing were also carried out for a final version of the e-book educational product with video lessons, which was validated by expertise and will be publicly available to the CENSEs in the RIUT of UTFPR.
Descrição: Acompanha produção técnica: Aprenda percussão corporal: educação musical por meio da percussão corporal para adolescentes em privação de liberdade
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30534
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaomusicalpercussaocorporal.pdf5,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
aprendapercussaomusical_produto.pdf12,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons