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Título: Objeto virtual de aprendizagem colaborativa (Collabora): estudo na disciplina de probabilidade e estatística no ensino superior
Título(s) alternativo(s): Virtual object of collaborative learning (Collabora): study in the discipline of probability and statistics in higher education
Autor(es): Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi
Orientador(es): Santos Junior, Guataçara dos
Palavras-chave: Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Aprendizagem
Probabilidades
Estatística
Computer-assisted instruction
Educational technology
Aprendizagem
Probabilities
Statistics
Data do documento: 23-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ISHIKAWA, Eliana Cláudia Mayumi. Objeto virtual de aprendizagem colaborativa (Collabora): estudo na disciplina de probabilidade e estatística no ensino superior. 2018. 200 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Esta tese analisou as contribuições que o objeto virtual de aprendizagem colaborativa, denominado Collabora, pode trazer no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Probabilidade e Estatística no Ensino Superior. O objeto foi desenvolvido usando o FrameVOC, que é um framework criado neste trabalho com a finalidade de permitir o desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem colaborativa. A base para a análise foi obtida por meio dos registros dos alunos no chat do Collabora, das observações e anotações realizadas durante as aulas e nas atividades presenciais (diário de bordo e atividades presenciais em grupo). Para análise dos dados coletados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) com o auxílio da ferramenta MAXQDA para apoiar o processo de categorização e unitarização. Foram criadas duas categorias: Aprendizagem Colaborativa (CG1) e Aprendizagem na disciplina de Probabilidade e Estatística (CG2). Com a análise da CG1, conclui-se que o objeto educacional proposto atendeu as principias áreas-chaves da CSCL. Foi possível constatar que houve troca de ideias por meio do Collabora, os alunos demonstraram formação de equipe, definição e planejamento dos objetivos, acompanhamento das atividades e verificação de: resultados, prazo, escopo e recursos, além de demonstração de negociação entre os pares e votação de propostas. Em relação à CG2, observou-se que o Collabora apoiou e estendeu a aprendizagem das aulas da disciplina de Probabilidade e Estatística à medida que os alunos participaram e realizaram intercâmbio de informações e saberes a respeito dos conteúdos estatísticos e probabilísticos. Os alunos se mostraram capazes de questionar a validade de representações e interpretações elaboradas por outros, estimulando uma participação mais investigativa, reflexiva e crítica, corroborando com a importância e efetividade da aprendizagem colaborativa e da CSCL como estratégias de aprendizado.
Abstract: This thesis analyzed the contributions that the virtual object of collaborative learning, called Collabora, can bring for the teaching and learning process in the subject of Probability and Statistics in Higher Education. The object was developed using FrameVOC, which is a framework created in this work with the purpose of allowing the development of virtual objects of collaborative learning. The basis for the analysis was obtained through the students' records in the Collabora chat room, the observations and notes made during the classes and in the classroom activities (logbook and face-to-face group activities). For the analysis of the collected data, it was used the Discursive Textual Analysis with the help of the tool MAXQDA to support the categorization and unitarization process. Two categories were created: Collaborative Learning (CG1) and Learning in Probability and Statistics (CG2). With the analysis of CG1, it was concluded that the proposed educational object served CSCL's main key areas. It was possible to verify that there was an exchange of ideas through Collabora, the students demonstrated team formation, definition and planning of objectives, follow-up of the activities and verification of: results, term, scope and resources, as well as demonstration of negotiation among peers and voting of proposals. Regarding GC2, it was observed that Collabora supported and extended the learning of the classes of Probability and Statistics as the students participated and exchanged information and knowledge regarding the statistical and probabilistic contents. They were capable of questioning the validity of representations and interpretations elaborated by others, stimulating a more investigative, reflexive and critical participation, corroborating with the importance and effectiveness of collaborative learning and CSCL as learning strategies.
Descrição: Acompanha: Guia de uso. Objeto virtual de aprendizagem colaborativa: Collabora - Ensino e aprendizagem de probabilidade e estatística.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3071
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