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Título: Estratégias de ensino com metodologias ativas em disciplinas de programação para alunos ingressantes
Título(s) alternativo(s): Teaching strategies with active methodologies in programming subjects for entering students
Autor(es): Pluskota, Jackson William
Orientador(es): Aires, João Paulo
Palavras-chave: Programação (Computadores) - Estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Ensino superior
Evasão universitária
Computer programming - Study and teaching
Active learning
Education, Higher
College dropouts
Data do documento: 10-Jul-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PLUSKOTA, Jackson William. Estratégias de ensino com metodologias ativas em disciplinas de programação para alunos ingressantes. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: A tradicionalidade do ensino perpassa desde o ensino primário até a graduação, e traz como consequências os altos índices de reprovação e evasão dos cursos de graduação. Estes problemas, muitas vezes, advêm da adoção de estratégias de ensino que não são atrativas para os estudantes da atualidade. A partir de uma análise exploratória, realizada nesta pesquisa, obteve-se como resultados que as metodologias ativas, na educação são importantes estratégias de ensino. Esta pesquisa problematiza sobre a possibilidade de aumentar o engajamento dos estudantes e consequentemente aprovação/aproveitamento em conteúdos de programação, por meio da aplicação de estratégias de ensino utilizando metodologias ativas. Partindo deste pressuposto a presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes matriculados em conteúdos de programação e apresentar estratégias de ensino diferentes das usualmente implementadas. Como metodologia, a partir do caráter qualitativo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da abordagem exploratória, somada aos procedimentos técnicos do levantamento dos conteúdos de programação ofertadas em todos os cursos de graduação da UTFPR Campus Ponta Grossa. Adicionalmente, foram aplicados questionários semiestruturados, a professores e estudantes de disciplinas de programação (Algoritmos, Computação 1, entre outras). Fez-se uma comparação das ementas das disciplinas de cursos de graduação ofertados na UTFPR e, por meio de um questionário, aplicado a professores, contendo 13 perguntas, verificou-se quais os conteúdos os estudantes apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Adicionalmente, por meio de uma revisão sistemática, realizou-se uma avaliação das metodologias ativas mais utilizadas nos cursos de graduação para o ensino de programação. Com os resultados obtidos por meio do questionário, foi desenvolvido um produto educacional no formato de um e-book, contendo um plano de aula detalhado envolvendo metodologias ativas de ensino para cada conteúdo (estrutura de decisão, estrutura de repetição, matrizes e modularização), visando disponibilizar estratégias diferenciadas para conteúdos com maior dificuldade de compreensão. O estudo mostrou que existe uma percepção tanto dos professores quanto dos estudantes sobre as maiores fragilidades na aprendizagem de programação, tendo como primeiro fator, a tradicionalidade na metodologia utilizada em sala de aula. Quanto a aplicação das metodologias ativas, ressalta-se que, presencial ou remotamente, a utilização de quaisquer estratégias necessita de mínima estrutura, como acesso à internet de qualidade (se remoto) e engajamento dos estudantes e dos educadores, pois, demanda planejamento, execução e acompanhamento contínuo. É válido destacar, que as aulas aplicadas conjuntamente as metodologias ativas possibilitam maior engajamento dos estudantes. Contudo, devido a cultura das aulas tradicionais, ofertar diferentes metodologias geram certo desconforto nos estudantes, como percebido na aplicação dos questionários. Quanto ao produto educacional, destaca-se a construção de um e-book, dividido em cinco capítulos que tratam sobre os conceitos de metodologias ativas e planos de aula detalhados, com exemplos de uso das metodologias, nos conteúdos de Estrutura de Decisão Simples e Composta, Modularização, Matrizes, Vetores e Estrutura de Repetição.
Abstract: The traditionality of education spans from primary schooling to higher education and results in high rates of failure and attrition in undergraduate courses. These issues often stem from the adoption of teaching strategies that lack appeal to contemporary students. Through an exploratory analysis conducted in this research, it was found that active methodologies in education serve as significant teaching strategies. This research addresses the possibility of enhancing student engagement and subsequently improving approval/achievement in programming subjects through the application of teaching strategies utilizing active methodologies. Based on this premise, the present study aims to analyze the main challenges faced by students enrolled in programming subjects and to introduce teaching strategies that deviate from the commonly employed ones. Methodologically, adopting a qualitative approach, bibliographic research and an exploratory approach were employed, supplemented by technical procedures for surveying the programming content offered in all undergraduate courses at UTFPR Campus Ponta Grossa. In addition, semi-structured questionnaires were administered to professors and students of programming disciplines (Algorithms, Computer Science 1, among others). A comparison was drawn between the syllabi of the undergraduate courses offered at UTFPR. Through a questionnaire containing 13 questions administered to professors, it was discerned which topics students encountered the greatest learning difficulties. Furthermore, a systematic review was conducted to evaluate the most utilized active methodologies in undergraduate programming education. Using the questionnaire results, an educational product in the form of an e-book was developed, containing a detailed lesson plan involving active teaching methodologies for each content area (decision structures, loop structures, matrices, and modularization). The aim was to provide distinct strategies for content with greater comprehension challenges. The study demonstrated that both professors and students perceive the primary weaknesses in programming learning, with the traditional methodology used in the classroom being the foremost factor. Regarding the application of active methodologies, it is underscored that whether in-person or remote, the use of any strategies requires minimal infrastructure, such as access to quality internet (if remote) and the engagement of students and educators, as it demands planning, execution, and continuous monitoring. It is noteworthy that classes conducted jointly with active methodologies lead to greater student engagement. However, due to the culture of traditional classes, offering different methodologies generates a certain level of discomfort among students, as observed in the questionnaire application. As for the educational product, the construction of an e-book is highlighted, divided into five chapters that address the concepts of active methodologies and detailed lesson plans, accompanied by examples of methodology usage in topics such as Simple and Compound Decision Structures, Modularization, Matrices, Vectors, and Loop Structures.
Descrição: Acompanha produção técnica: Metodologias ativas: estratégias de ensino em programação
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32264
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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