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Título: Invisibilidade e subalternização na área de computação sob a perspectiva de IHC de terceira onda
Título(s) alternativo(s): Invisibility and subalternization on the computing area under the third wave HCI perspective
Autor(es): Jesus, Priscila Salomão de
Orientador(es): Amaral, Marilia Abrahão
Palavras-chave: Interação humano-máquina
Recursos educacionais abertos
Interseccionalidade (Sociologia)
Human-computer interation
Open educational resources
Intersectionality (Sociology)
Data do documento: 27-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: JESUS, Priscila Salomão de. Invisibilidade e subalternização na área de computação sob a perspectiva de IHC de terceira onda. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A área da computação por diversas vezes é definida como futurística ou como moderna. No entanto, ainda hoje muitos dos problemas sociais seculares que assolam minorias estão presentes também nesta área. Discriminações por raça-etnia, gênero, classe social são os mais aparentes e por isso fez-se necessária a proposta de um mecanismo para debate sobre a exclusão e o reconhecimento de personalidades que contribuíram e que continuam contribuindo para a excelência da produção tecnológica. A IHC de Terceira Onda oferece apoio às pautas que objetivam problematizar e mitigar os reflexos que problemas sociais transportam também para a área da computação. A aliança entre a IHC de Terceira Onda e os fundamentos dos Recursos Educacionais Abertos proporciona a possibilidade de criação desse artefato físico por meio de um jogo que balizado pela teoria da Interseccionalidade trabalha com a dialética da problematização e do reconhecimento . Este trabalho integrou práticas participativas e recursos educacionais abertos para oferecer um jogo de cartas com personalidades integrantes de minorias de representação para que seus feitos e contribuições tornem-se conhecidas, menos invisíveis e menos subalternizadas.
Abstract: The computing area is often defined as futuristic or modern. However, even today many of the secular social problems that afflict minorities are yet present in this area, discrimination by race-ethnicity, gender, social class are the more apparent and therefore it was necessary to propose a mechanism for debate about the exclusion and recognition of personalities who contributed and continue to contributing to the excellence of technological production. The Third Wave IHC offers support to guidelines that aim to problematize and mitigate the effects that social problems carry also in the field of computing. The alliance between the Third Wave HCI and the theory of Open Educational Resources provides the possibility of creating this physical artifact through a game guided by the theory of Intersectionality works with the dialectic of problematization and recognition. This work integrated participatory practices and resources educational open to offer a card game with integral personalities of representational minorities só that their accomplishments and contributions become known, less invisible and less subordinated.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32671
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