Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3519
Título: O ensino da matemática nos anos iniciais: uma abordagem a partir de um tema gerador
Título(s) alternativo(s): The teaching of mathematics in the early years: an approach from a theme generator
Autor(es): Costa, Jaqueline de Morais
Orientador(es): Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Planos de aula
Mathematics - Study and teaching
Learning
Lesson planning
Data do documento: 16-Fev-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: COSTA, Jaqueline de Morais. O ensino da matemática nos anos iniciais: uma abordagem a partir de um tema gerador. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar como a proposta de ensino por meio de Temas Geradores pode contribuir para o ensino-aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Para se elaborarem estratégias que atendessem as necessidades de formação dos estudantes, optou-se pela adoção de um “tema gerador” para desenvolver os conteúdos curriculares de matemática. O direcionamento, coleta e análise dos dados se deu por meio da pesquisa interpretativa, de natureza qualitativa com finalidade aplicada. Durante o desenvolvimento das atividades, percebeu-se maior envolvimento dos alunos com os conteúdos se comparados às estratégias de trabalhos anteriores, bem como acentuado progresso na aprendizagem, demonstrado por meio de avaliação formativa, com o uso de diferentes ferramentas. Com base no trabalho desenvolvido, originou-se um manual didático interativo em DVD, cujo objetivo é oferecer aos professores de anos iniciais um roteiro de trabalho para desenvolver os conteúdos de matemática de forma contextualizada, utilizando temas geradores.
Abstract: This study had as an objective to investigate how the proposed teaching through Theme Generators can contribute to teaching and learning of mathematics in the early years of elementary school. The research was conducted with students in 3rd year of 1st cycle of basic education in a school of the Municipal Education of the city of Ponta Grossa, Parana. In order to create strategies that would meet the training needs of students, it was chosen the adoption of a generative theme to develop the curriculum contents in mathematics. The directing, collecting and analyzing data were produced by the interpretative research, of qualitative nature with its purpose applied. During the development of the activities, it was realized greater involvement of the students with the contents whether compared to the strategies of earlier work, as well as it was also noticed the progress in learning, shown through formative assessment by using different tools. Based on the developed work it was carried out a textbook on interactive in DVD, whose goal is to provide teachers of early years a working script to develop the contents of mathematics in a contextualized way, using generative themes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3519
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Costa, Jaqueline de Morais_2011.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
8,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.