Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3525
Título: Músicas e imagens: recursos de mídia como ferramenta para o ensino de ciências e biologia
Título(s) alternativo(s): Music and images: media as a tool for teaching science and biology
Autor(es): Oliveira, Adriane Dall' Acqua de
Orientador(es): Francisco, Antonio Carlos de
Palavras-chave: Música na educação
Imagens na educação
Multímidia interativa
Ciência - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Music in education
Pictures in education
Interactive multimedia
Science - Study and teaching
Biology - Study and teaching
Data do documento: 8-Jul-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: OLIVEIRA, Adriane Dall’ Acqua de. Músicas e imagens: recursos de mídia como ferramenta para o ensino de ciências e biologia. 2010. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma sugestão de metodologia de ensino utilizando música e imagens para produção de vídeoclips para o ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa foi qualitativa, o método dialético e observação participante. O encaminhamento metodológico da Pedagogia Histórico Crítica, presente na Diretriz Curricular Estadual de Biologia do Estado do Paraná, foi utilizada no planejamento e análise das atividades. O objetivo deste trabalho foi propor uma metodologia para utilização dos recursos tecnológicos de música e imagem no processo de ensino-aprendizagem de Biologia, descrevendo mecanismos para instrumentalizar docentes para o uso destes recursos tecnológicos; identificando termos técnicos e científicos nas letras das músicas e imagens cotidianas, como ferramenta de aprendizagem. Os sujeitos envolvidos neste trabalho foram alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno de um colégio da rede estadual de ensino, de Ponta Grossa - Paraná. Os dados foram coletados a partir de questionários semi-estruturados, filmagens e registros fotográficos. Como produto final, foi elaborado um manual para auxiliar os professores a produzir vídeoclips como ferramenta no processo de aprendizagem.
Abstract: This dissertation presents a suggested methodology of teaching using music and images to produce video clips for teaching Science and Biology. The research was qualitative, the dialectical method and participant observation. The routing methodology of Critical Pedagogy History, present in the State of Biology Curriculum Guidelines of the State of Paraná, was used in analysis and planning activities. The objective was to propose a methodology to use technological resources of music and image in the process of teaching and learning of biology, describing mechanisms for instrumentalize teachers for using these technological resources, identifying technical and scientific terms the lyrics and pictures everyday as a learning tool. The subjects involved in this study were students in the 2nd year of high school night of a college's state schools, Ponta Grossa - Paraná. Data were collected from semi-structured questionnaires, video recordings and photographic records. As a final product, was a handbook to help teachers to produce video clips as a tool in the learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3525
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Oliveira, Adriane Dall’ Acqua de_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
6,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.