Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Margarete do Rocio-
dc.date.accessioned2018-10-19T11:33:23Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-19T11:33:23Z-
dc.date.issued2010-04-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Margarete do Rocio. Conceitos de física para crianças: uma proposta para as séries iniciais. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3526-
dc.description.abstractThe goal of this study is to propose and analyze strategies of teaching-learning in the firstlevels, which make development and comprehension of physics concepts possible, elucidating the importance and necessity of such concepts in the student’s daily lives. The pedagogical strategies were developed with children of the third year of the first cycle of basic education in a city-run school of Ponta Grossa, Paraná, where some topics about energy were presented. To work with such topics, projects were made, having as target to make the learning experience more contextualized, thus providing an integrating view between physics and other subjects. Therefore the gathering of data, resulting of the pedagogical practice application, was by means of applied research and the data were analyzed in a qualitative way. During the use of the strategy it was noticed that students showed more interest in learning and the results showed a positive response in the student’s acceptance and performance when discussing physics concepts. From the activities developed with the students, an educational product was created, constituted by a didactic manual, containing physics activity suggestions for children. The goal of the manual is that the teacher, no matter his area of knowledge, accepts the challenge of opening the minds of the students about Sciences, encouraging them to understand and think scientifically over the nature of their daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectConceitos em criançaspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectConcepts in childrenpt_BR
dc.titleConceitos de física para crianças: uma proposta para as séries iniciaispt_BR
dc.title.alternativePhysics concepts to children: a proposal for the initial seriespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é o de propor e analisar estratégias de ensino-aprendizagem nas séries iniciais que possibilitem a formação e a compreensão de conceitos de Física, de modo a elucidar a importância e a necessidade de tais conceitos na vida cotidiana dos alunos. As estratégias pedagógicas foram desenvolvidas junto a crianças do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Ponta Grossa, Paraná, onde foram apresentados tópicos de Física em torno da temática energia. Para se trabalhar com tal temática, optou-se pela utilização de projetos, cujo objetivo era o de tornar a aprendizagem dos alunos mais contextualizada, possibilitando, assim, uma visão integradora com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, a obtenção dos dados resultantes da aplicação da prática pedagógica se deu por meio da pesquisa aplicada, e foram analisados de forma qualitativa. Durante a aplicação da estratégia, percebeu-se que os alunos demonstraram interesse para aprender e os resultados apresentaram uma resposta positiva na aceitação e no desempenho dos mesmos, ao se discutirem conceitos físicos. A partir das atividades desenvolvidas com os alunos, foi gerado um produto educacional, constituído de um manual didático contendo sugestões de atividades de Física para as crianças. O objetivo do referido manual é de que o professor, independentemente de sua área de formação, aceite o desafio de ampliar a visão de seus alunos a respeito de Ciências, incentivando-os a entender e pensar cientificamente a natureza e o seu cotidiano.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0916139369269635pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.referee1Schuhmacher, Elcio-
dc.contributor.referee2Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.referee3Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.referee4Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Rodrigues, Margarete do Rocio_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
9,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.