Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35809
Título: | Alfabetização e letramento: processos indissociáveis para a inserção efetiva do educando na sociedade grafocêntrica |
Título(s) alternativo(s): | Reading instruction and literacy: inseparable processes for the effective insertion of the student in the graphocentric society |
Autor(es): | Carvalho, Josiane Maria da Silva Castro de |
Orientador(es): | Juliano, Joice Maria Maltauro |
Palavras-chave: | Alfabetização Aprendizagem cognitiva Crianças – Desenvolvimento Literacy Cognitive learning Child development |
Data do documento: | 24-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | CARVALHO, Josiane Maria da Silva Castro de. Alfabetização e letramento: processos indissociáveis para a inserção efetiva do educando na sociedade grafocêntrica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a alfabetização e o letramento como processos distintos, porém indissociáveis para que o educando possa aprender a ler e a escrever, inserindo-se em uma sociedade em que as práticas de leitura e escrita estão presentes. Discute-se a complexidade do sistema de escrita alfabética do português brasileiro, composto mais por irregularidades que regularidades, e como ele deve ser ensinado de modo contextualizado, sendo o texto a unidade de trabalho. Além disso, discorre-se sobre a importância de o processo de alfabetização acontecer de modo crítico a fim de romper com o modelo de cultura que vem sendo produzido e reproduzido nas escolas pela classe dominante, contribuindo para o debate acerca do papel da alfabetização. Dessa forma, os professores alfabetizadores, pautados em uma pedagogia crítica, devem apresentar diversos textos das mais variadas culturas e linguagens, discutindo, ainda, seus contextos de produção com vistas a formar um cidadão cada vez mais consciente e crítico da realidade que o cerca, indagando-a e transformando-a. |
Abstract: | This study aims to reflect upon reading instruction and literacy as distinct, but inseparable processes so that the student can learn to read and write, inserting them in a society permeated by reading and writing practices. The complexity of the Brazilian Portuguese alphabetic writing system, composed more of irregularities than regularities, is discussed, and how it should be taught in a contextualized way, in which the text is the unit of work. Furthermore, it discusses the importance of the reading instruction process to happen in a critical way in order to break with the model of culture that has been produced and reproduced in schools by the dominant class, contributing to the debate on the role of reading instruction. In this way, reading instruction teachers, guided by a critical pedagogy, must present a variety of texts from the most varied cultures and languages, also discussing their contexts of production with a view to form a citizen who is increasingly aware and critical about the reality that surrounds him or her, questioning it and transforming it. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35809 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alfabetizacaoletramentoeducandografocentrica.pdf | 239,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons