Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36389
Título: O percurso semiótico do desespero e da vingança nos romances Húmus, de Raul Brandão, A confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro e Aparição, de Vergílio Ferreira
Título(s) alternativo(s): The semiotic course of desperation and revenge in the novels Húmus by Raul Brandão, A Confissão de Lúcio, by Mário de Sá-Carneiro and Aparição, by Vergílio Ferreira
Autor(es): Dall’ Agnol, Ana Carla Nunes
Orientador(es): Batista, Sidinei Eduardo
Palavras-chave: Semiótica
Literatura - Análise
Literatura comparada
Semiotics
Literature - Analysis
Literature, Comparative
Data do documento: 14-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DALL’ AGNOL, Ana Carla Nunes. O percurso semiótico do desespero e da vingança nos romances Húmus, de Raul Brandão, A confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro e Aparição, de Vergílio Ferreira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.
Resumo: O presente estudo tem como corpus de análise os romances Húmus (1917), de Raul Brandão, A Confissão de Lúcio (1914), de Mário de Sá-Carneiro, e Aparição (1959), de Vergílio Ferreira, considerando a influência das relações sócio-históricas nas narrativas, as quais desempenham um papel fundamental para a compreensão dessas obras. Uma vez que, as três tramas estudadas têm como fundo histórico a crise política que afetou Portugal desde o final da monarquia, que foi intensificada pelas duas grandes guerras e o Salazarismo. Partindo dessa premissa, este estudo visa examinar a construção do percurso gerativo de sentido das personagens centrais dos romances de Brandão, Sá-Carneiro e Ferreira. Para tanto, empregamos a Semiótica de Linha Francesa como base teórica para as nossas considerações, que têm como objetivo identificar como o desespero e a vingança são representados nos três romances. Efetivamente, pretendemos observar como essas paixões se transformam, oscilando entre a realidade e as ilusões - originadas no subconsciente das personagens - motivando-as em seus percursos em busca de seus objeto-valor. É importante destacar, desde já, que o cenário histórico exerce grande influência nas obras em estudo, levando os sujeitos (personagens) a uma busca incessantemente, pelo reconhecimento de suas existências. Com efeito, as personagens são movidas por paixões intensas que as colocam em conflitos interiores, com outras personagens e com um mundo igualmente caótico que as cercam; o que torna as paixões mencionadas, como elementos fundamentais para a construção da identidade dos indivíduos em cada uma das narrativas.
Abstract: The corpus of this study is the novels Húmus (1917) by Raul Brandão, A Confissão de Lúcio (1914) by Mário de Sá-Carneiro and Aparição (1959) by Vergílio Ferreira, considering the influence of socio-historical relations on the narratives, which play a fundamental role in understanding these works. Since the three plots studied have as their historical background the political crisis that has affected Portugal since the end of the monarchy, which was intensified by the two great wars and Salazarism. Based on this premise, this study aims to examine the construction of the generative path of meaning of the central characters in the novels by Brandão, Sá-Carneiro and Ferreira. To this end, we use French Semiotics as the theoretical basis for our considerations, which aim to identify how desperation and revenge are represented in the three novels. In fact, we intend to observe how these passions are transformed, oscillating between reality and illusions - originating in the characters' subconscious - motivating them on their journeys in search of their object-value. It's important to point out that the historical setting has a major influence on the works under study, leading the subjects (characters) to search endlessly for recognition of their existence. In fact, the characters are driven by intense passions that bring them into inner conflict with other characters and with the equally chaotic world that surrounds them; which makes the passions mentioned above fundamental elements for the construction of the identity of the individuals in each of the narratives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36389
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
semioticabrandaocarneiroferreira.pdf582,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons