Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3768
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Amaral, Daniel Masetto do | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T17:38:29Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T17:38:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-10 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Daniel Masetto do. Arte e anatomia humana: uma relação entre ensino e espaços não formais. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3768 | - |
dc.description.abstract | This project proposes to analyze and make considerations about the relationship between Art and the teaching of the Human Anatomy discipline, within the perspective of non-formal education. With this aim, the following specific objectives were drawn: approach in the history of the human anatomy; analysis of non-formal teaching space; considerations about the relation of art to human anatomy; recognition of the contribution of Art to Human Anatomy. It was questioned in this study if whether the discipline of Human Anatomy can also be transmitted in nonformal spaces of education, since the history of this discipline brings a unique relation with Art. To answer this question and to reach the proposed objectives, a qualitative research was conducted, investigating the relationship between anatomy and Art and the non-formal spaces of education related to the Human Anatomy discipline, which is taught for the most different areas of health. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Anatomia humana | pt_BR |
dc.subject | Arte e ciência | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject | Human anatomy | pt_BR |
dc.subject | Art and science | pt_BR |
dc.subject | Non-formal education | pt_BR |
dc.title | Arte e anatomia humana: uma relação entre ensino e espaços não formais | pt_BR |
dc.title.alternative | Art and human anatomy: a relationship between teaching and non-formal spaces | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa propôs analisar e fazer considerações acerca da relação da Arte com o ensino da disciplina de Anatomia Humana dentro da perspectiva de ensino não formal. Com esse intuito, foram traçados os seguintes objetivos específicos: abordagem sobre o histórico da anatomia humana; análise do espaço não formal de ensino; considerações a respeito da relação da Arte com a anatomia humana; apreciação do reconhecimento da contribuição da Arte para a Anatomia Humana. Questionou-se, neste estudo, se a disciplina de Anatomia Humana pode também ser transmitida em espaços não formais de ensino, uma vez que o histórico desta disciplina traz uma relação singular com a Arte. A fim de responder tal questionamento e alcançar os objetivos aqui propostos, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, investigando a relação da anatomia com a Arte e os espaços não formais de ensino relativos à disciplina de Anatomia Humana ministrada para as mais diversas áreas de saúde. Para desenvolver este estudo foi realizada uma matriz dialógica problematizadora, fazendo uma associação entre a pesquisa e a prática de ensino no contexto da Disciplina de Anatomia Humana. Tal matriz e a pesquisa com matriz investigativa auxiliaram na coleta de dados, na sua categorização e na análise para a realização desta pesquisa. A análise dos resultados obtidos só vem a ressaltar a necessidade de mais espaços não formais, de fácil acesso a população, para exposições relacionando a Arte e Anatomia Humana, permitindo a aprendizagem de forma lúdica e dinâmica. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1266409650603721 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miquelin, Awdry Feisser | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miquelin, Awdry Feisser | - |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Ana Luiza Ruschel | - |
dc.contributor.referee3 | Bertoni, Danislei | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Amaral, Daniel Masetto do_2018.pdf | 5,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons