Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Taciane da Cunha-
dc.date.accessioned2025-08-07T17:17:21Z-
dc.date.available2025-08-07T17:17:21Z-
dc.date.issued2025-05-28-
dc.identifier.citationROCHA, Taciane da Cunha. Design thinking no ensino de matemática: inovando metodologias na educação infantil. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37747-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Design thinking no ensino da matemática: um estratégia para a educação infantilpt_BR
dc.description.abstractThis study had as its object of study the following problem: how can Design Thinking, as a teaching strategy, contribute to the learning of mathematics in Early Childhood Education? The research, of a qualitative nature, was carried out in 2024 with a class of kindergarten 3, in the city of Ponta Grossa, Paraná. Data collection was carried out through a field diary, and the analysis followed the assumptions of content analysis, according to Bardin (1994). The theoretical framework is based on two main axes: Design Thinking and the teaching of mathematics in Early Childhood Education. Based on these foundations and the guidelines of the BNCC (2018), a Design Thinking model adapted to daycare children was developed, structured in five classes, with the following contents: (a) notion of size and measurements; (b) classification and ordering; (c) counting; (d) spatial notion; and (e) quantity and half. During the application of Design Thinking as a teaching strategy, we observed the creative involvement of children, as well as their motivation, logical reasoning and development of innovative thinking when faced with the proposals. The results indicate that the use of Design Thinking, when adapted to the context of Early Childhood Education, represents an effective and playful methodological alternative for teaching mathematics, promoting children's protagonism and favoring meaningful learning. As a practical development of the research, a didactic guide aimed at Early Childhood Education teachers was developed, with the objective of supporting the implementation of Design Thinking as a pedagogical strategy in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectAprendizagem centrada no alunopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEnsino criativopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectStudent-centered learningpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectCreative teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.titleDesign thinking no ensino de matemática: inovando metodologias na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeDesign thinking in mathematics teaching: innovating methodologies in early childhood educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objeto de estudo a seguinte problemática: de que forma o Design Thinking, enquanto estratégia de ensino, pode contribuir para a aprendizagem de matemática na Educação Infantil? A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em 2024 com uma turma do Infantil 3, no município de Ponta Grossa, Paraná. A coleta de dados foi realizada por meio de um diário de campo, e a análise seguiu os pressupostos da análise de conteúdo, conforme Bardin (1994). O referencial teórico fundamenta-se em dois eixos principais: o Design Thinking e o ensino da matemática na Educação Infantil. Com base nesses fundamentos e nas diretrizes da BNCC (2018), foi elaborado um modelo de Design Thinking adaptado às crianças da creche, estruturado em cinco aulas, com os seguintes conteúdos: (a) noção de tamanho e medidas; (b) classificação e ordenação; (c) contagem; (d) noção espacial; e (e) quantidade e metade. Durante a aplicação do Design Thinking como estratégia de ensino, observou-se o envolvimento criativo das crianças, além de sua motivação, raciocínio lógico e desenvolvimento de um pensamento inovador diante das propostas. Os resultados indicam que o uso do Design Thinking, quando adaptado ao contexto da Educação Infantil, representa uma alternativa metodológica eficaz e lúdica para o ensino da matemática, promovendo o protagonismo infantil e favorecendo aprendizagens significativas. Como desdobramento prático da pesquisa, foi elaborado um guia didático voltado a professores da Educação Infantil, com o objetivo de apoiar a implementação do Design Thinking como estratégia pedagógica em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0009-1386-3896pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2934709216488245pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira Junior, Hércules Alves de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1760-7621pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668800910212964pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.referee2Zontini, Laynara dos Reis Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5850-1025pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2974114646296601pt_BR
dc.contributor.referee3Dessbesel, Renata da Silva-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2781-2397pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172517835872493pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
designthinkingeducacaoinfantil.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
designthinkingeducacaoinfantil_produto.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons