Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorba, Luis Roberto-
dc.date.accessioned2025-08-19T20:37:12Z-
dc.date.available2025-08-19T20:37:12Z-
dc.date.issued2025-07-11-
dc.identifier.citationBORBA, Luis Roberto. Educação STEM e cooperação escola-empresa: uma proposta para a promoção dos ODS no ensino fundamental. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37931-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Energia que transforma: integrando o ensino de ciências com os ODS, por meio da educação STEM"pt_BR
dc.description.abstractThe research developed in this study aims to enhance the educational initiatives of an electric power utility company within the school community. Inspired by Copel Distribuição’s Iluminando Gerações program, which provides information on the conscious and safe use of electricity to fourth- and fifth-grade elementary school students, this study proposes the implementation of didactic methodologies that connect topics of interest to the utility company with the science curriculum of the targeted grades, to support and strengthen the teaching learning process. Aligned with Sustainable Development Goal (SDG) 17, this research seeks to strengthen partnerships between the electric power sector and elementary schools while contributing to SDGs 4, 7, and 12. The research development was based on the implementation of active methodologies in its new approach, emphasizing the Maker Culture and STEM Education. In addition to promoting a more creative and inspiring environment, this proposal highlights the link between scientific development and the Sustainable Development Goals, reinforcing the utility company’s socio-environmental commitment. This methodology was applied in three fifth-grade classes, in which significant student learning was observed, indicating the development of critical thinking regarding topics related to electric energy, such as consumption, production, and technological development within the sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectEducação - Finalidades e objetivospt_BR
dc.subjectEnsino por objetivospt_BR
dc.subjectEnergia elétricapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducation - Aims and objectivespt_BR
dc.subjectObject-teachingpt_BR
dc.subjectElectric powerpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleEducação STEM e cooperação escola-empresa: uma proposta para a promoção dos ODS no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSTEM education and school-business cooperation: a proposal for promoting the SDGS in primary educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida neste trabalho busca aprimorar a ação educativa de uma Concessionária de Energia Elétrica junto à comunidade escolar. Inspirado no programa Iluminando Gerações da Copel Distribuição, que leva informações sobre o uso consciente e seguro da eletricidade para alunos do quarto e quinto anos do ensino fundamental, este estudo propõe a implementação de metodologias didáticas que conectam temas de interesse da concessionária ao currículo de ciência dos períodos envolvidos, com objetivo de cooperar e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, esta pesquisa busca o fortalecimento de parcerias entre o setor elétrico e escolas do ensino fundamental, além de contribuir com os ODS 4, 7 e 12. O desenvolvimento da pesquisa teve como base a implantação de metodologias ativas em sua nova proposta, com ênfase na Cultura Maker e na Educação STEM. Além de buscar um ambiente mais criativo e inspirador, esta proposta enfatiza o vínculo do desenvolvimento científico com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, acrescentando à ação da concessionária seu compromisso socioambiental. Esta metodologia foi aplicada em três turmas de quinto ano, nas quais se avaliou um aprendizado significativo dos alunos, apontando para o desenvolvimento de um senso crítico para com os temas relacionados à energia elétrica, como consumo, produção e desenvolvimento tecnológico do setor.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0001-0105-7987pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0723157909354858pt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo Filho, Paulo Sergio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee1Camargo Filho, Paulo Sergio de-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee3Monteiro, Eduardo Lemes-
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/6059814464331789pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaostemcooperacaoescolaempresa.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
energiaquetransforma_produto.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons