Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37931
Título: Educação STEM e cooperação escola-empresa: uma proposta para a promoção dos ODS no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): STEM education and school-business cooperation: a proposal for promoting the SDGS in primary education
Autor(es): Borba, Luis Roberto
Orientador(es): Camargo Filho, Paulo Sergio de
Palavras-chave: Educação - Finalidades e objetivos
Ensino por objetivos
Energia elétrica
Sustentabilidade
Education - Aims and objectives
Object-teaching
Electric power
Sustainability
Data do documento: 11-Jul-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: BORBA, Luis Roberto. Educação STEM e cooperação escola-empresa: uma proposta para a promoção dos ODS no ensino fundamental. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
Resumo: A pesquisa desenvolvida neste trabalho busca aprimorar a ação educativa de uma Concessionária de Energia Elétrica junto à comunidade escolar. Inspirado no programa Iluminando Gerações da Copel Distribuição, que leva informações sobre o uso consciente e seguro da eletricidade para alunos do quarto e quinto anos do ensino fundamental, este estudo propõe a implementação de metodologias didáticas que conectam temas de interesse da concessionária ao currículo de ciência dos períodos envolvidos, com objetivo de cooperar e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, esta pesquisa busca o fortalecimento de parcerias entre o setor elétrico e escolas do ensino fundamental, além de contribuir com os ODS 4, 7 e 12. O desenvolvimento da pesquisa teve como base a implantação de metodologias ativas em sua nova proposta, com ênfase na Cultura Maker e na Educação STEM. Além de buscar um ambiente mais criativo e inspirador, esta proposta enfatiza o vínculo do desenvolvimento científico com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, acrescentando à ação da concessionária seu compromisso socioambiental. Esta metodologia foi aplicada em três turmas de quinto ano, nas quais se avaliou um aprendizado significativo dos alunos, apontando para o desenvolvimento de um senso crítico para com os temas relacionados à energia elétrica, como consumo, produção e desenvolvimento tecnológico do setor.
Abstract: The research developed in this study aims to enhance the educational initiatives of an electric power utility company within the school community. Inspired by Copel Distribuição’s Iluminando Gerações program, which provides information on the conscious and safe use of electricity to fourth- and fifth-grade elementary school students, this study proposes the implementation of didactic methodologies that connect topics of interest to the utility company with the science curriculum of the targeted grades, to support and strengthen the teaching learning process. Aligned with Sustainable Development Goal (SDG) 17, this research seeks to strengthen partnerships between the electric power sector and elementary schools while contributing to SDGs 4, 7, and 12. The research development was based on the implementation of active methodologies in its new approach, emphasizing the Maker Culture and STEM Education. In addition to promoting a more creative and inspiring environment, this proposal highlights the link between scientific development and the Sustainable Development Goals, reinforcing the utility company’s socio-environmental commitment. This methodology was applied in three fifth-grade classes, in which significant student learning was observed, indicating the development of critical thinking regarding topics related to electric energy, such as consumption, production, and technological development within the sector.
Descrição: Acompanha produto educacional "Energia que transforma: integrando o ensino de ciências com os ODS, por meio da educação STEM"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37931
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaostemcooperacaoescolaempresa.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
energiaquetransforma_produto.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons