Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38004
Título: Uma abordagem multidimensional para a análise da experiência do consumidor no setor automotivo
Título(s) alternativo(s): A multidimensional approach to analyzing consumer experience in the automotive sector
Autor(es): Cancio, Geovany Aparecido Duarte
Orientador(es): Teixeira, Marcelo
Palavras-chave: Indústria automobilística
Processo decisório
Gestão de Processos de Negócios
Automobile industry and trade
Decision making
Business Process Management
Data do documento: 8-Mai-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CANCIO, Geovany Aparecido Duarte. Uma abordagem multidimensional para a análise da experiência do consumidor no setor automotivo. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.
Resumo: No setor automotivo, compreender os perfis de clientes em diferentes momentos da interação com a empresa (antes, durante e após a compra) é essencial para o desenvolvimento de novos produtos e para proporcionar uma experiência satisfatória com a marca. No entanto, a diversidade de contextos, momentos, e perfis gera um problema combinatório e interdependente que transcende o poder informacional das soluções computacionais existentes, geralmente unidimensionais e focadas em visualização. Este artigo propõe uma abordagem multidimensional que captura nuances imperceptíveis da interação entre clientes e empresas do setor automotivo e expande o poder informacional como diferencial competitivo. A abordagem, exposta na forma de ferramenta computacional, permite integrar dados heterogêneos e reconfigurar, em um curto espaço de tempo, um conjunto numeroso de cenários de análise do consumidor e de produtos. Além disso, a abordagem integra técnicas estatísticas e de aprendizado de máquina, como a clusterização aglomerativa hierárquica, para segmentar consumidores e identificar as principais diferenças entre os grupos, o que pode ser valoroso do ponto de vista de gestão de negócios. A metodologia é validada com dados reais da Renault do Brasil e é extensível a outras marcas do setor.
Abstract: In the automotive sector, understanding customer profiles at different moments of interaction with the company (before, during and after the purchase) is essential for the development of new products and to provide a satisfactory experience with the brand. However, the diversity of contexts, moments, and profiles generates a combinatorial and interdependent problem that transcends the informational power of existing computational solutions, which are generally onedimensional and focused on visualization. This article proposes a multidimensional approach that captures imperceptible nuances of the interaction between customers and companies in the automotive sector and expands the informational power as a competitive differentiator. The approach, presented in the form of a computational tool, allows integrating heterogeneous data and reconfiguring, in a short space of time, a large set of consumer and product analysis scenarios. In addition, the approach integrates statistical and machine learning techniques, such as hierarchical agglomerative clustering, to segment consumers and identify the main differences between groups, which can be valuable from a business management perspective. The methodology is validated with real data from Renault do Brasil and can be extended to other brands in the sector.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38004
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseconsumidorsetorautomotivo.pdf953,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons