Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38300
Título: Usando puzzles, origami e tecnologias digitais no estudo de frações, números irracionais e áreas na educação básica
Título(s) alternativo(s): Using puzzles, origami, and digital technologies in the study of fractions, irrational numbers, and areas in elementary education
Autor(es): Guerber, Caroline Witt
Orientador(es): Nós, Rudimar Luiz
Palavras-chave: Origami
GeoGebra (Software)
Tangram
Quebra-cabeças
Matemática recreativa
Jogos no ensino de matemática
Matemática - Ensino auxiliado por computador
Tangrams
Puzzles
Mathematical recreations
Games in mathematics education
Mathematics - Computer-assisted instruction
Data do documento: 25-Ago-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GUERBER, Caroline Witt. Usando puzzles, origami e tecnologias digitais no estudo de frações, números irracionais e áreas na educação básica. 2025. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.
Resumo: Apresentamos neste trabalho atividades dinâmicas com os puzzles Tangram, Stomachion de Arquimedes, Disorientation e Trinity Quartet. Esses quatro quebra-cabeças são explorados com o objetivo de dinamizar e tornar mais lúdico o estudo de frações, números irracionais e cálculo da área de figuras planas na Educação Básica. As atividades foram organizadas em um livro digital, que constitui o recurso educacional desenvolvido neste trabalho, utilizando a plataforma GeoGebra. Além disso, propomos a construção dos puzzles por meio de origami, a arte milenar japonesa de dobrar papel, sem cortes ou uso de cola. Concluímos que a abordagem de resolução de problemas geométricos empregando quebra-cabeças, dobraduras e tecnologias digitais, está alinhada às competências e habilidades específicas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa estratégia torna o ensino da matemática mais atrativo e significativo, sem abrir mão da teoria e do rigor matemático.
Abstract: This work presents dynamic activities involving the puzzles Tangram, Stomachion by Archimedes, Disorientation, and Trinity Quartet. These four puzzles are explored to make the study of fractions, irrational numbers, and the calculation of the area of plane figures more engaging and playful in Elementary Education. The activities have been organized into a digital book, the educational resource developed in this project, using the GeoGebra platform. Additionally, we propose constructing the puzzles through origami, the ancient Japanese art of paper folding, without cuts or the use of glue. We conclude that solving geometric problems through puzzles, origami, and digital technologies aligns with the specific skills and competencies outlined in the National Common Curricular Base (BNCC). This strategy makes mathematics teaching more attractive and meaningful, without compromising theoretical rigor and mathematical precision.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38300
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
puzzlesorigamifracoesirracionais.pdf17,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons