Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38300
Título: | Usando puzzles, origami e tecnologias digitais no estudo de frações, números irracionais e áreas na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Using puzzles, origami, and digital technologies in the study of fractions, irrational numbers, and areas in elementary education |
Autor(es): | Guerber, Caroline Witt |
Orientador(es): | Nós, Rudimar Luiz |
Palavras-chave: | Origami GeoGebra (Software) Tangram Quebra-cabeças Matemática recreativa Jogos no ensino de matemática Matemática - Ensino auxiliado por computador Tangrams Puzzles Mathematical recreations Games in mathematics education Mathematics - Computer-assisted instruction |
Data do documento: | 25-Ago-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | GUERBER, Caroline Witt. Usando puzzles, origami e tecnologias digitais no estudo de frações, números irracionais e áreas na educação básica. 2025. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025. |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho atividades dinâmicas com os puzzles Tangram, Stomachion de Arquimedes, Disorientation e Trinity Quartet. Esses quatro quebra-cabeças são explorados com o objetivo de dinamizar e tornar mais lúdico o estudo de frações, números irracionais e cálculo da área de figuras planas na Educação Básica. As atividades foram organizadas em um livro digital, que constitui o recurso educacional desenvolvido neste trabalho, utilizando a plataforma GeoGebra. Além disso, propomos a construção dos puzzles por meio de origami, a arte milenar japonesa de dobrar papel, sem cortes ou uso de cola. Concluímos que a abordagem de resolução de problemas geométricos empregando quebra-cabeças, dobraduras e tecnologias digitais, está alinhada às competências e habilidades específicas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa estratégia torna o ensino da matemática mais atrativo e significativo, sem abrir mão da teoria e do rigor matemático. |
Abstract: | This work presents dynamic activities involving the puzzles Tangram, Stomachion by Archimedes, Disorientation, and Trinity Quartet. These four puzzles are explored to make the study of fractions, irrational numbers, and the calculation of the area of plane figures more engaging and playful in Elementary Education. The activities have been organized into a digital book, the educational resource developed in this project, using the GeoGebra platform. Additionally, we propose constructing the puzzles through origami, the ancient Japanese art of paper folding, without cuts or the use of glue. We conclude that solving geometric problems through puzzles, origami, and digital technologies aligns with the specific skills and competencies outlined in the National Common Curricular Base (BNCC). This strategy makes mathematics teaching more attractive and meaningful, without compromising theoretical rigor and mathematical precision. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38300 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
puzzlesorigamifracoesirracionais.pdf | 17,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons