Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3848
Título: Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio
Título(s) alternativo(s): Problem-based electronic learning in a vocational training course
Autor(es): Lima, Sylvia Marcela de
Orientador(es): Resende, Luis Mauricio Martins de
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Eletrônica - Estudo e ensino
Ensino profissional
Problem-based learning
Eletronics - Study and teaching
Professional education
Data do documento: 5-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LIMA, Sylvia Marcela de. Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: As aulas práticas em cursos de formação técnica algumas vezes podem apresentar dificuldades relacionadas ao entendimento de conteúdo, disponibilidade de equipamentos para todos os alunos, além de habilidades necessárias, que alguns alunos possuem e outros precisam ainda desenvolver. Com o intuito de aprimorar o aprendizado de um curso de formação técnica em eletromecânica, este trabalho procurou explorar a metodologia PBL (Base Problem Learning), em português - Aprendizagem Baseada em Problemas. Com essa abordagem foi proposto a construção de um projeto como forma de aprendizado de uma disciplina de curso técnico profissionalizante, para ser apresentado pelos alunos na semana técnica realizada pela escola onde o estudo foi realizado. Ao final do projeto foi aplicado um questionário de avaliação aos alunos, para que descrevessem sobre as suas percepções na construção do projeto. O resultado foi analisado a fim de construir conclusões sobre o entendimento dos alunos referente ao método de ensino utilizado. Foi possível concluir que a percepção do ponto de vista docente foi positiva, e quanto a percepção do ponto de vista discente foi parcialmente positiva, uma vez que a cultura do ensino tradicional ainda se faz presente no comportamento dos alunos e na filosofia de ensino de grande parte das instituições no Brasil. Para que se atinja o sucesso na abordagem de Aprendizagem Baseada em Problemas, é preciso que alunos e professores se envolvam no processo de ensino e aprendizagem. O professor precisa se colocar como mediador/facilitador, e motivar os alunos a assumir o papel principal de ser responsável por sua própria aprendizagem. E também a instituição de ensino necessita entender e incorporar essas modalidades de ensino nas suas grades curriculares. Após a realização da pesquisa, também foi elaborado um caderno contendo as estratégias de ensino, com reflexões e apontamentos sobre a metodologia de ensino utilizada.
Abstract: Faced with the difficulties of the students' practical classes in the electronics discipline, of the Technical Course in Electro mechanics, Integrated Modality, of a State School of Professional Education, in a city in the interior of Paraná, this paper seeks to answer the following question: "From which way the project-based learning can help the student of a Technical Course in Electromechanical to understand, in a significant way, concepts of electronics "? The research was developed with the students who were in the fourth year of the technical course in electromechanics. The applied teaching approach during the second semester of the discipline was problem based learning, known as pbl or abp, and the problem proposed for the students' class was the construction of a project that could be used by them in a technical week carried out by the school. At first the project was divided into stages, being the presentation of an idea proposed by the students themselves, the search for information and knowledge to carry out the project and the execution of the project. During the execution of the steps, students undertook self-study and the teacher acted as facilitator. At the end of the construction of the project the students answered an evaluation questionnaire about the construction of the project, whose result was analyzed to observe the students' perception regarding the teaching method used. At the end of the research it was possible to observe that the perception of the teacher point of view was positive, and that the perception of the student point of view was partially positive, since the culture of traditional teaching is still very present in the behavior of the students and in the teaching philosophy of most educational institutions. In order to achieve success in the ABP approach, students and teachers need to work hard in the teaching-learning process, the teacher needs to be a mediator / facilitator, the learner must take the leading role of being responsible for their own learning and the educational institution needs to collaborate in order for this teaching proposal to be carried out. After the research was carried out, a notebook containing the teaching strategies was elaborated, with reflections and notes on the teaching methodology used.
Descrição: Acompanha produção técnica: Manual para Elaboração e Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas na Disciplina de Eletrônica no Curso Técnico em Eletromecânica Integrado
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3848
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Lima, Sylvia Marcela de_2018.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Lima, Sylvia Marcela de_2018_1.pdf673,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.