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dc.creatorMendonça, Guilherme Primo de-
dc.date.accessioned2019-03-14T17:52:55Z-
dc.date.available2019-03-14T17:52:55Z-
dc.date.issued2018-09-21-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Guilherme Primo de. Um gênero em muitos: a carta e os novos caminhos no ambiente virtual. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3942-
dc.descriptionAcompanha: Um gênero em muitos: a carta e os novos caminhos no ambiente virtualpt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation, we report the application and analyze the results of the uses in the classroom, in the city of Londrina-PR, of our educational product that is targeted to the educational practices for digital genre online petition. The product comes in the face of the genre that is emerging on the internet, by the attempt to reconcile with the traditional approaches of Portuguese Language. To draw up the search for the answer to the question — what the contributions of a didactic work, developed from the genre online petition, to interactive-real practices basic education students, we dive in the literature of the genre, activism, but, mainly, of cyber activism, and topics that discuss the specifics of the virtual-online community. The experience gained through the reading of authors here discussed, added to the perception of greater movement of cyber activists, made it possible to produce the product titled #Ciberativação. Your application made possible in the integration between the new digital technologies and the traditional teaching, taking us beyond merely solving of tasks by students, coming, therefore, to a point where they observe the search for them of possible transformations by the online petition. We add to this the ability to integrate new ideas for possible adaptations for other school subjects are conducted, thus, a decentralized use of the Portuguese Language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPetições (Direito)pt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiterary formpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleUm gênero em muitos: a carta e os novos caminhos no ambiente virtualpt_BR
dc.title.alternativeA genre in many: the letter and the new ways at virtual environmentpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNa presente dissertação, relatamos a aplicação e analisamos os resultados dos usos em sala de aula, na cidade de Londrina-PR, de nosso produto educacional que é direcionado às práticas educacionais pelo gênero digital petição online. A elaboração do produto surge frente ao gênero que é emergente na internet, junto à tentativa de conciliarmos abordagens tradicionais de Língua Portuguesa. Ao elaborarmos a pesquisa, tendo em vista a resposta para a questão norteadora — quais as contribuições de um material paradidático, desenvolvido a partir do gênero petição online, para as práticas interativo-reais1 dos estudantes de educação básica, aprofundamo-nos na literatura do gênero, do ativismo, mas, principalmente, do ciberativismo, e de temáticas que discutem as especificidades da comunidade virtual-online. A experiência adquirida por meio da leitura de autores aqui abordados, somada à percepção de uma maior movimentação dos ciberativistas, possibilitou que produzíssemos o produto intitulado #Ciberativação. A sua aplicação em sala contemplou a integração entre as novas tecnologias-digitais e o ensino tradicional, levando-nos além da mera resolução de propostas pelos estudantes, chegando, portanto, a um ponto em que observássemos a busca por eles de possíveis transformações pelo “alto-falante” que é a petição online. Acrescentamos a isso a possibilidade de integrarmos novas ideias para que possíveis adaptações para outras disciplinas escolares sejam realizadas, logo, uma utilização descentralizada da Língua Portuguesa.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3707824618180773pt_BR
dc.contributor.advisor1Catelão, Evandro de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514720362657123pt_BR
dc.contributor.referee1Catelão, Evandro de Melo-
dc.contributor.referee2Santos, Givan José Ferreira dos-
dc.contributor.referee3Melo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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