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Título: Letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das abordagens de professores do Município de Curitiba/PR
Título(s) alternativo(s): Scientific literacy in the early years of fundamental education: an analysis of teachers approaches in Curitiba/PR
Autor(es): Fabricio, Lucimara
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino - Curitiba (PR)
Blogs - Desenvolvimento
Prática de ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Professores de ciência
Educação permanente
Tecnologia educacional
Science - Study and teaching - Curitiba (PR)
Blogs - Development
Student teaching
Interdisciplinary approach in education
Science teachers
Continuing education
Educational technology
Data do documento: 14-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FABRICIO, Lucimara. Letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das abordagens de professores do Município de Curitiba/PR. 2019. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Nas últimas décadas, a discussão sobre uma necessária renovação do Ensino de Ciências em todos os níveis de Educação Básica tem estado presente em diversas publicações que procuram refletir sobre uma educação crítica, transformadora e que tenha no conhecimento científico o alicerce para a problematização da realidade social. O modo de se relacionar com os conhecimentos cotidianos e com aqueles advindos da Ciência, por meio de um processo de alfabetização científica, requer um ensino que contemple sua construção desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Em decorrência dessa preocupação, o objetivo do presente estudo é compreender de que forma os professores de Ciências se apropriam de práticas que envolvem o letramento científico. A pesquisa transcorreu em duas etapas: num primeiro momento, foi realizado um levantamento teórico sobre o ensino de Ciências sob a ótica do letramento científico e da formação de professores. Num segundo momento, foi desenvolvida uma pesquisa de campo junto a professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com a finalidade de compreender como ocorre o ensino de Ciências nestes anos de escolaridade. Para a análise das informações obtidas, foram utilizados procedimentos da análise de conteúdo (BARDIN, 2009), com a definição, posterior ao levantamento de dados, de quatro categorias: (1) Caracterização dos sujeitos de pesquisa, (2) Letramento científico e os livros didáticos, (3) Compreensões de letramento científico e o currículo municipal e (4) Compreensões e práticas relacionadas ao letramento científico de professoras da Rede Municipal de Curitiba. Por meio dos indicadores presentes nessas categorias, percebeu-se que os participantes da pesquisa utilizam diferentes abordagens de ensino, dependendo do foco e do direcionamento em sala de aula. A maioria dos professores declarou que segue os conceitos científicos que estão presentes no Currículo Municipal de Ciências da Natureza e a construção de seus planejamentos é amparado, principalmente, pela utilização do livro didático. Os resultados também indicam os fatores que influenciam no processo de ensino-aprendizagem em Ciências dentre os quais alguns que são verdadeiros entraves para o planejamento e execução das aulas ao impor limites à prática docente, tais como a desarticulação dos conteúdos presentes no Currículo Municipal e nos livros didáticos, a não participação dessas docentes nos cursos de formação continuada oferecidos pela rede municipal, entre outros. Com base na fundamentação teórica, aponta-se que é possível aliar uma abordagem de conteúdos científicos levando-se em consideração as três noções de letramento científico propostas por Shen (1975): prática, cívica e cultural, como forma de superar as barreiras enfrentadas pelos professores no desenvolvimento do ensino de Ciências.
Abstract: In the last decades, the discussion about a necessary renewal of Science Education at all levels of Basic Education has been present in several publications that seek to reflect on a critical education, transforming and having in scientific knowledge the foundation for the problematization of social reality. The way to relate to everyday knowledge and to those coming from Science, through a process of scientific literacy, requires a teaching that contemplates its construction since the early years of Elementary Education. As a result of this concern, the aim of the present study is to understand how the science teachers appropriate the practices that involve scientific literacy. The research was carried out in two stages: firstly, a theoretical survey was made on the teaching of science from the point of view of scientific literacy and teacher training. In a second moment, a field research was developed with teachers who work in the initial years of Elementary Education of the Municipal Network of Education of Curitiba. Questionnaires were applied and semi-structured interviews were conducted with the purpose of understanding how science teaching occurs in these years of schooling. In order to analyze the information obtained, content analysis procedures were used (BARDIN, 2009), with the definition, after data collection, in four categories: (1) Characterization of research subjects, (2) Scientific literacy and textbooks, (3) Understandings of scientific literacy and the municipal curriculum, and (4) Understandings and practices related to the scientific literacy of teachers of the Curitiba Municipal Network. Through the indicators present in these categories, it was noticed that the participants of the research use different approaches of teaching, depending on the focus and the direction in the classroom. Most of the teachers stated that they follow the scientific concepts that are present in the Municipal Curriculum of Nature Sciences and the construction of their planning is supported, mainly, by the use of the textbook. The results also indicate the factors that influence the teaching-learning process in Sciences, among which are some of the obstacles that impede the planning and execution of classes by imposing limits on teaching practice, such as the disarticulation of contents present in the Municipal Curriculum and in the textbooks, the non-participation of these teachers in the continuing education courses offered by the municipal network, among others. Based on the theoretical foundation, it is possible to combine an approach of scientific contents taking into account the three notions of scientific literacy proposed by Shen (1975): practical, civic and cultural, as a way to overcome the barriers faced by teachers in the development of science teaching.
Descrição: Acompanha: Apresentação do blog “Repositório Ciências da Natureza: anos iniciais” como ferramenta de apoio a professores da área
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4596
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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