Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4601
Título: Avaliação da acessibilidade aos serviços de saúde pública de regiões urbanas de Curitiba considerando o transporte público com análise de grafos e georreferenciamento
Título(s) alternativo(s): Evaluation of public healthcare accessibility in urban areas of Curitiba considering public transport with graph analysis and georeferencing
Autor(es): Lima, Clauciane Dias de
Orientador(es): Lüders, Ricardo
Palavras-chave: Habitação e saúde - Curitiba (PR)
Transporte urbano - Curitiba (PR)
Sistemas de informação geográfica
Teoria dos grafos
Serviços de saúde comunitária - Curitiba (PR)
Transporte urbano - Simulação por computador
Sensoriamento remoto
Engenharia elétrica
Housing and health - Curitiba (Brazil)
Urban transportation - Curitiba (Brazil)
Geographic information systems
Graph theory
Community health services - Curitiba (Brazil)
Urban transportation - Computer simulation
Remote sensing
Electric engineering
Data do documento: 3-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Clauciane Dias de. Avaliação da acessibilidade aos serviços de saúde pública de regiões urbanas de Curitiba considerando o transporte público com análise de grafos e georreferenciamento. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Os atendimentos hospitalares são fundamentais para a população de uma região. As unidades básicas de saúde (US) analisadas nesta dissertação pertencem à rede pública e visam atender a população de menor renda que utiliza deslocamentos a pé ou por transporte público. Este trabalho tem por objetivo avaliar a acessibilidade das US da cidade de Curitiba considerando como origem os bairros de Curitiba e as US como destino. O método proposto baseia-se em indicadores para avaliar a acessibilidade da população considerando: (i) ofertas de pontos próximos às US, (ii) frequência dos ônibus e (iii) tempo de deslocamento até a US. Com o indicador distância identificam-se os pontos de ônibus localizados até 500m de uma US. O indicador frequência avalia o tempo de espera pela passagem de um ônibus nas paradas próximas às US. Os resultados mostram que 97% das US têm boa acessibilidade. O tempo médio de espera por ônibus nas paradas é regular, enquanto que apenas 8% das linhas foram classificadas como boas (com intervalo de tempo inferior a 15 minutos). Finalmente a partir da relação entre renda da população e tempo de viagem dos bairros até uma US dentro da regional, foi proposto um modelo de detecção de “outliers” para identificar os bairros com maior vulnerabilidade, que devem ser priorizados em termos de investimentos públicos ou ajustes na rede de transporte.
Abstract: Hospital services are essential for the population of a region. The basic healthcare units (HU) considered in this work are part of public healthcare services. They aim to assist the lower income population which usually reaches these units by walking or by means of public transport. This work aims to evaluate the accessibility of Curitiba healthcare units considering neighborhoods as origins and HU as destinations. The proposed method is based on indicators to assess the accessibility of population considering: (i) offers of points close to HU, (ii) Frequency of buses and (iii) time of displacement to HU. With the distance indicator is evaluated if the health facilities are located within 500m of a bus stop. The frequency indicator measures the waiting time for a bus at stops near the US. Results show that 97% of the HU have good accessibility. The average bus waiting time at the stops is regular, but 8% of lines were rated as good (with time interval lower than 15 minutes). Finally, from the relationship between population income and neighborhood travel time to a HU within the regional area, an outlier detection model was proposed to identify the most vulnerable neighborhoods, that should be prioritized for public investment or adjustment in the transport network.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4601
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CPGEI_M_Lima,_Glauciane_Dias_de_2019.pdf8,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.