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Título: Indicadores de sustentabilidade para as startups: o caso da cidade de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Sustainability indicators for startups: Curitiba city’s case
Autor(es): Ferreira Junior, Achiles Batista
Orientador(es): Casagrande Junior, Eloy Fassi
Palavras-chave: Empresas novas - Curitiba (PR) - Política governamental
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade - Indicadores
Tecnologia
New business enterprises - Curitiba (Brazil) - Government policy
Sustainability
Sustainable development
Sustainability - Directories
Technology
Data do documento: 17-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA JUNIOR, Achiles Batista. Indicadores de sustentabilidade para as startups: o caso da cidade de Curitiba. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: As startups são modelos de negócios inseridos no contexto da sociedade atual, ou seja, é um assunto em evidência e que deve ser analisado de maneira crítica e contundente. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo central elaborar um modelo de compreensão da percepção da sustentabilidade em startups curitibanas. Apresentam-se indicadores relativos à sustentabilidade empresarial e instrumentos para avaliação do desenvolvimento das startups na cidade de Curitiba – PR. Identificaram-se fatores que emergem em cada dimensão da sustentabilidade - social, econômico e ambiental - perante a visão das startups da cidade de Curitiba. Também se averiguou a existência de grupos homogêneos em relação a percepção da sustentabilidade entre as startups pesquisadas. Para tal, foram empregadas técnicas de pesquisa, sendo: pesquisa documental, pesquisa bibliométrica e revisão da literatura, questionários enviados as startups curitibanas, principais interessados e peças-chave para a compreensão da temática abordada na presente tese. Os resultados da pesquisa destacaram a evolução da inserção do conceito de sustentabilidade no ecossistema das startups curitibanas. Os empreendedores, por sua vez, receberam uma relação de indicadores e elencaram através do método Likert, aqueles indicadores considerados mais relevantes em relação a inserção dos preceitos da sustentabilidade empresarial em seus negócios. Com base nesse processo investigativo adotado foi apresentado um modelo de compreensão da percepção da sustentabilidade em startups que sinalizou as principais características destas empresas em áreas de atuação, ciclo de vida, público-alvo e entidade de apoio, e a importância dos indicadores levantados afunilando o conhecimento do setor.
Abstract: Startups are business models inserted in the context of today's society, that is, it is a subject in evidence and must be critically and forcefully analyzed. Thus, the present study aims to develop a model for understanding the perception of sustainability in startups in Curitiba-PR, Brazil. Indicators related to corporate sustainability and tools for assessing the development of startups in the city of Curitiba - PR are presented. Factors that emerge in each dimension of sustainability - social, economic and environmental - were identified in the vision of startups in the city of Curitiba. The existence of homogeneous groups regarding the perception of sustainability among the surveyed startups was also verified. To this end, research techniques were employed: documentary research, bibliometric research and literature review, questionnaires sent to startups in Curitiba, key stakeholders and key pieces for understanding the theme addressed in this thesis. The research results highlighted the evolution of the insertion of the concept of sustainability in the ecosystem of startups in Curitiba. The entrepreneurs, in turn, received a list of indicators and enrolled through the Likert method, those indicators considered most relevant in relation to the inclusion of the principles of corporate sustainability in their business. Based on this adopted investigative process, a model of understanding the perception of sustainability in startups was presented, which signaled the main characteristics of these companies in their areas of activity, life cycle, target audience and support entity, and the importance of the indicators that tapered the company. industry knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4673
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