Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/51
Título: Mostra de Educação Ciência e Arte: caminho alternativo para a aprendizagem escolar
Autor(es): Binde, Daisy Rickli
Silva, Eliane Cristina da
Torino, Emanuelle
Piconi, Larrisa Bassi
Molinari, Mari Teresa
Palavras-chave: Educação
Interdisciplinaridade
Iniciação científica
Education
Scientific activities
Data do documento: 15-Out-2008
Câmpus: Apucarana
Londrina
Curitiba
Citação: BINDE, Daisy Rickli et al. Mostra de Educação Ciência e Arte: caminho alternativo para a aprendizagem escolar. In: MOSTRA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INTERDISCIPLINAR, 3., 2008, Camboriú. Anais... Camboriú: [s.n.], 2008.
Abstract: A educação é capaz de transformar a realidade, para tanto, a escola deve exercer sua função que, além de transmitir idéias, valores e conhecimento, é ensinar a pensar criticamente, para isso alternativas devem ser criadas. A contemplação dos conteúdos vistos em sala de aula é fundamental, porém, muitas vezes os objetivos não são atingidos no tempo que é proposto, o que justifica a necessidade de programas extra-classe. Neste sentido, a Mostra de Educação Ciência e Arte (MECA) foi idealizada objetivando realizar um trabalho que se configurasse de modo diferenciado das tradicionais feiras de ciências, não visando a reprodução de conhecimento, mas a construção, o desenvolvimento e a transformação do mesmo. Proporcionando espaço para que os alunos desenvolvam o comportamento investigativo, descobrindo as relações entre fatores, familiarizando-se com o ambiente científico, as formas de conhecimento e a linguagem. A iniciação científica instrumentaliza os alunos a enxergarem eventos por meio de diferentes perspectivas, que permitem a eles perceber o conhecimento como um processo dinâmico e não fragmentado, encorajado pelo trabalho interdisciplinar. A realização deste projeto possibilitou a motivação pela pesquisa científica e o estreitamento dos laços entre a escola e a família dos alunos. Este é o primeiro passo no sentido de atingir os objetivos propostos, já que a trajetória a percorrer é longa e contínua. Esta iniciativa se concretiza em umas das alternativas para uma educação que tenha como foco principal o aluno que queremos formar, emancipado, crítico e consciente de seu papel na sociedade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/51
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICTI_Binde, Daisy Rickli_2008.pdf147,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.