Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5227
Título: Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância
Título(s) alternativo(s): Little philosophers: philosophy with/for children as a childhood emancipation process
Autor(es): Felix, Ingrid Ellen da Silva
Orientador(es): Pereira, David da Silva
Palavras-chave: Filosofia
Ensino fundamental
Autonomia em crianças
Diálogos
Philosophy
Fundamental education
Autonomy in children
Dialogues
Data do documento: 13-Jul-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FELIX, Ingrid Ellen da Silva. Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: Este estudo trabalhou com elementos de autonomia por meio de uma adaptação da Filosofia com/para Crianças, denominada Rodas Filosóficas com crianças entre nove e dez anos de uma escola pública de uma cidade localizada no Norte do Paraná. O objetivo dessa investigação foi sistematizar um guia didático interdisciplinar para o trabalho com a Filosofia com/para Crianças. A problemática consistiu em dialogar sobre quais estratégias podem ser realizadas para que a escola se transforme em um ambiente favorável à emancipação e autonomia das crianças. Esse estudo foi relevante pois permitiu que os pequenos ganhassem vez e voz, que toda sua fala fosse valorizada, que se sentissem importantes e que por meio dessas rodas tivessem sua autonomia construída e pudessem se conhecer ao longo de sua infância e da vida. A fundamentação teórica contou principalmente com as ideias de Michel Foucault em sua obra “Vigiar e Punir” (1987), de Bourdieu e Passeron em “A reprodução” (1975) e Lipman (1990) de Carvalho (2015) com seus estudos em Filosofia para Crianças e Serres (2003) com a obra Polegarzinha. A implementação da pesquisa de caráter qualitativo e pesquisa-ação deu-se por meio de Rodas Filosóficas com crianças de nove e dez anos durante quatro meses em uma escola de Ensino Fundamental. Foi possível afirmar que o trabalho com a abordagem da Filosofia para Crianças transformou a maneira pela qual as crianças viam a escola e contribuiu de maneira eficaz com o processo de desenvolvimento da emancipação e autonomia da criança.
Abstract: This study worked with elements of autonomy through an adaptation of Philosophy for Children, called Philosophical Wheels with children between nine and ten years old from a public school in a city located in the north of Paraná. The objective of this study was to systematize an interdisciplinary didactic guide for working with Philosophy with / for Children. The problem consisted of talking about which strategies can be carried out so that the school becomes a favorable environment for the emancipation and autonomy of children. This study was relevant because it allowed the little ones to gain time and voice, that all their speech was valued, that they felt important and that through these wheels they had their autonomy built and could get to know each other throughout their childhood and life. The theoretical foundation relied mainly on the ideas of Michel Foucault in his work “Discipline and Punish” (1987), by Bourdieu and Passeron in “The reproduction” (1975) and Lipman (1990) by Carvalho (2015) with their studies in Philosophy for Children and Serres (2003) with the work Petite Poucette. The implementation of qualitative research and action research took place through Philosophical Wheels with children aged nine and ten for four months in an elementary school. It was possible to affirm that the work with the Philosophy for Children approach transformed the way in which they were raised, saw the school and contributed effectively to the process of development of the child's emancipation and autonomy.
Descrição: Acompanha: Guia didático para o trabalho com a filosofia com/para crianças: eu escolhi filosofar.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5227
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Felix, Ingrid Ellen da Silva_2020.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Felix, Ingrid Ellen da Silva_2020_1.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons