Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5458
Título: Avaliação de formatos de armazenamento com compressão para resolução de sistemas de equações lineares esparsos
Autor(es): Oliveira, Thays Rolim Mendes de
Orientador(es): Ströher, Gylles Ricardo
Palavras-chave: Sistemas lineares
Matrizes
Armazenamento de dados
Linear systems
Pattern-making
Data Warehousing
Data do documento: 19-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: OLIVEIRA, Thays Rolim Mendes de. Avaliação de formatos de armazenamento com compressão para resolução de sistemas de equações lineares esparsos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2019.
Resumo: Os esquemas de compressão de matrizes esparsas têm como objetivo reduzir o consumo de memória no armazenamento de matrizes com elevada quantidade de elementos nulos. O presente trabalho aborda o uso dos métodos de compressão para redução do consumo de memória, suprimir operações desnecessárias entre elementos nulos e consequentemente redução do tempo de processamento na resolução de sistemas lineares esparsos. Os esquemas de compressão implementados foram o Compressed Sparse Row (CSR), o Compressed Sparse Colunm (CSC), o Compressed Sparse Vector (CSV) e o Compressed Diagonal Storage (CDS). Esses esquemas foram implementados para os métodos iterativos de resolução de sistemas lineares Jacobi, Gauss-Seidel e Gradiente Conjugado. Os resultados encontrados apontam para a redução no tempo de processamento ao suprimir as operações com elementos nulos. Os resultados apresentam também a economia de memória fornecida por cada método de compressão. Além disso, realizou-se uma análise comparativa entre a linguagem de programação científica JULIA e o aplicativo MATLAB, possibilitando avaliar o tempo e processamento em cada linguagem.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5458
Aparece nas coleções:AP - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_COECI_2019_2_13.pdf834,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.