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Título: Análise do ligante asfáltico modificado com poliestireno de copos descartáveis
Título(s) alternativo(s): Analysis of ashtaltic binder modified with polystyrene from disposable cups
Autor(es): Paiva, Bianca Araújo de
Orientador(es): Rodrigues, Paulo Henrique
Palavras-chave: Asfalto
Plásticos na construção civil
Materiais de construção - Testes
Asphalt
Plastics in building
Building materials - Testing
Data do documento: 29-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PAIVA, Bianca Araújo de. Análise do ligante asfáltico modificado com poliestireno de copos descartáveis. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo testar a hipótese que a adição de proporções adequadas do poliestireno de copos descartáveis possa melhorar as características físicas do CAP, comparando diferentes porcentagens de adição de poliestireno (1%, 3% e 5%) com o CAP sem modificação, para a realização dos ensaios de penetração, ponto amolecimento e ponto de fulgor. O ligante asfáltico modificado com polímero é usado para melhorar o desempenho do pavimento quanto aos principais defeitos, trinca por fadiga e deformação permanente e como o poliestireno não é comumente utilizado como modificador, este trabalho busca testá-lo como alternativa, visto que na cidade de Campo Mourão – PR não há interesse pela reciclagem dos copos descartáveis. Os copos descartáveis foram moídos e então incorporados ao CAP. Para a modificação com 5% de poliestireno, observou-se que o ligante acaba resistindo a maiores temperaturas sem perder suas principais características, porém leva à perda de consistência do pavimento. Assim, foi concluído que o poliestireno como modificador do ligante asfáltico não deve ser utilizado para estradas com alto tráfego de veículos.
Abstract: The present study aims to test the hypothesis that the addition of adequate proportions of polystyrene from disposable cups can improve the physical characteristics of the CAP (petroleum asphalt cement), comparing different polystyrene addition percentages (1%, 3% and 5%) with non-modified CAP, for penetration, softening point and flash point tests. The polymer-modified asphalt binder is used to improve pavement performance for major defects, fatigue cracking and permanent deformation and since polystyrene is not commonly used as a modifier, this work seeks to test it as an alternative, since in the city of Campo Mourão - PR there are no interest in recycling of disposable cups. The disposable cups were ground and then incorporated into the CAP. For the modification with 5% of polystyrene, it was observed that the binder resists higher temperatures without losing its main characteristics, but it leads to pavement consistency loss. Thus, it was concluded that polystyrene as an asphalt binder modifier should not be used for high vehicular traffic roads.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6206
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