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Título: Diagnóstico e avaliação dos sistemas de gestão da qualidade em uma empresa do setor alimentício viabilizando ações de melhorias
Título(s) alternativo(s): Diagnostics and evaluation of quality management in a food industry, enabling improvement
Autor(es): Lourenço, Beatriz Musi Sarris Gomes
Orientador(es): Gozzo, Angela Maria
Palavras-chave: Biscoitos
Alimentos - Qualidade
Alimentos - Manuseio - Medidas de segurança
Cookies
Food - Quality
Food handling - Safety measures
Data do documento: 18-Fev-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: LOURENÇO, Beatriz Musi Sarris Gomes. Diagnóstico e avaliação dos sistemas de gestão da qualidade em uma empresa do setor alimentício viabilizando ações de melhorias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.
Resumo: Os biscoitos são consumidos em larga escala e as empresas do setor estão em um estágio significativo de transição para implantação da qualidade, isso ocorre principalmente devido aos consumidores estarem cada vez mais exigentes. O objetivo deste trabalho foi iniciar a implementação de um setor de qualidade na empresa do setor de massas e biscoitos. O primeiro passo foi o diagnóstico, verificando a adequação dos pré-requisitos implantados e as reais necessidades dos que faltam implantar, adequando posteriormente os Procedimentos Operacionais Padrão (POP), Programas de Auto Controle (PAC) e treinamento de colaboradores, conforme solicitado na legislação. Alguns pré-requisitos foram apenas validados e outros readequados. Foram desenvolvidos e atualizados diversos documentos e realizado um treinamento aos colaboradores. Este foi um trabalho complexo, mas também satisfatório, pois toda melhora na qualidade, por menor que seja, requer uma grande mudança para a empresa.
Abstract: Cookies are consumed on a large scale and companies in the department are in a significant stage of transition to implementing quality, which is mainly due to consumers needs. The objective of this study was to start the implementation of a quality department in the company of pasta and cookies sector. To implement the quality of the industry, the first step is the diagnostics, checking the adequacy of the implanted and to implant prerequisites, adapting later or following the way forward to the development and adequacy of the Standard Operating Procedures (SOP), Automatic Control Programs (ACP) and Training of Employees, as required by law. Some prerequisites were validated and others readjusted. Documents were developed and updated, and training was given to employees. This was a complex study, but also satisfactory, since any improvement in quality, even small changes requires a big change for the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6758
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