Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7537
Título: Planejamento participativo: um projeto de consultoria na fábrica do quilombo Nhunguara
Autor(es): Baptista, Caprici
Camargo, Matheus Einecke Walter de
Rosa, Sidnei Pereira
Orientador(es): Pezarico, Giovanna
Palavras-chave: Serviços de consultoria
Quilombos
Fábricas - Alimentos
Planejamento
Empresas - Diagnóstico
Centros comunitários
Consulting firms
Factories - Food
Planning
Business enterprises - Diagnosis
Community centers
Data do documento: 14-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BAPTISTA, Caprici; CAMARGO, Matheus Einecke Walter de; ROSA, Sidnei Pereira. Planejamento participativo: um projeto de consultoria na fábrica do quilombo Nhunguara. 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O planejamento é essencial para o direcionamento das ações da organização, o canal de comercialização é imprescindível para o alcance de resultados pretendidos e a sustentabilidade da empresa, mesmo essa estando inserida em um contexto singular e com perspectivaassociativista. Assim, o trabalho tratou da construção de um projeto de consultoria numa organização inserida emuma comunidade quilombola e teve como objetivo elaborar o planejamento participativo da Fábrica Comunitária de Alimentos Artesanais do Nhunguara. Para tanto foi realizado um diagnóstico organizacional com natureza descritiva e de abordagem qualitativa, a partir de visitas à fábrica e aplicação de instrumentos de coleta de dados, como entrevista em grupo e formulário, para identificar o contexto da organização, o perfil das colaboradoras e seu grupo familiar, além de entender a condição atual da fábrica. Em termos de técnicas aplicáveis para estruturação do projeto, optou-se pela utilização do DRP – Diagnóstico Rápido/ Rural Participativo, pois se tratamde um conjunto de ferramentas que visa à participação de todos os envolvidos. A partirda aplicação de sete instrumentos, selecionadas dentre os métodos que o DRP traz, foram identificadas as principais necessidades de adequação da Fábrica, segundo a visão das colaboradoras.
Abstract: The strategic planning is essential for targeting organization’s action and the sales channel is indispensable to achieve good results as the sustainability of the company, even though that company is based in a non-regular context with a associative view. Therefore, this thesis is a business consulting in an organization that is based inside a Quilombola community and it aims to do the strategic and action planning, related to the formalization and sales needs, into Nhunguara Community Artisan Food Factory. To reach the goals, it was accomplished a descriptive organization’s diagnostic and a qualitative approach, with visits at the factory and application of instrumental data collection, as group interviewing and surveys, in order to identify what is the organization context, what is the workers profile and their families, in addiction to understand what is the actual condition of the factory. In terms technique applying to the thesis, it’s been used the DRP – DiagnósticoRápido/Rural Participativo option because it is a set of tools that involve all stakeholders.Using that seven techniques from of DRP, it has found the main necessities from the Factory, based on employees view.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7537
Aparece nas coleções:CT - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COADM_2018_2_04.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.