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Título: Inteligências múltiplas no ensino de inglês em uma sala de recursos: uma experiência envolvendo alunos com altas habilidades/superdotação
Título(s) alternativo(s): Multiple intelligences in reaching english in a resource room: an experiment involving students with high abilities/ giftedness
Autor(es): Gomes, Melissa Loyola Mistrongue do Canto
Orientador(es): Martins, Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira
Palavras-chave: Superdotados
Língua inglesa - Estudo e ensino
Inteligências múltiplas
Habilidades pessoais
Gifted persons
English language - Study and teaching
Multiple intelligences
Soft skills
Data do documento: 7-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GOMES, Melissa Loyola Mistrongue do Canto. Inteligências múltiplas no ensino de inglês em uma sala de recursos: uma experiência envolvendo alunos com altas habilidades/superdotação. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A presente pesquisa ocorreu na sala de recursos voltada para alunos com altas habilidades/superdotação do Instituto de Educação do Paraná, o qual atende não somente alunos matriculados naquela instituição, mas também alunos matriculados em outras escolas que não possuem a sala de recursos. Os alunos frequentadores estavam cursando entre o sexto ano do Ensino Fundamental II e o terceiro ano do Ensino Médio. Portanto, abrangendo a faixa etária entre 11 e 17 anos. O objetivo da presente pesquisa foi o de verificar os possíveis benefícios da aplicação da teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua inglesa para o perfil de alunos antes mencionado. Para tanto, além de Gardner (2010) e Sabatella (2013), as orientações do Tratado de Salamanca (1994), bem como do MEC sustentam a fundamentação teórica da presente pesquisa. Foi aplicado questionário de inteligências múltiplas para detectar quais eram as dominantes no grupo observado, confeccionada ficha de observação, e ainda, construídos planos de aula focados nos resultados extraídos a partir dos dois primeiros instrumentos de coleta citados. Neste grupo de alunos em específico, as inteligências dominantes detectadas foram a lógico-matemática e a intrapessoal. Logo, o perfil da turma era teoricamente mais introspectivo e, por consequência, as atividades elaboradas precisaram levar em conta tal perfil para que houvesse o despertar do interesse dos alunos. Após as intervenções didático-pedagógicas, ficou evidente que as inteligências dominantes podem auxiliar o professor de língua estrangeira a alcançar sucesso em seus objetivos em sala. Contudo, ignorar tais inteligências pode prejudicar o desempenho dos alunos e o seu interesse pelo conteúdo que está sendo ministrado.
Abstract: The present research was conducted in the resource room for students with high abilities/giftedness of the Parana Education Institute, which serves not only students enrolled in that institution, but also students enrolled in other schools that do not have the resource room. The students who attended the classes were studying between the sixth year of elementary school and the third year of high school. Therefore, covering the age group between 11 and 17 years. The objective of the present research was to verify the possible benefits of applying the theory of multiple intelligences in English language teaching to the above student profile mentioned above. In addition to Gardner (2010) and Sabatella (2013), the guidelines of the Treaty of Salamanca (1994), as well as the MEC, support the theoretical basis of the present research. A multiple intelligence questionnaire was applied to detect which were the dominant ones in the observed group, an observation sheet was created, and lesson plans focused on the results extracted from the first two mentioned instruments of data collection. In this group of specific students, the dominant intelligences detected were logical-mathematical and intrapersonal. Therefore, the profile of the class was more introspective and, consequently, the activities elaborated had to take into account such profile so that the students' interest could be awakened. After the didactic-pedagogical interventions, it was evident that knowing and exploring the dominant intelligences of a group can help the foreign-language teacher to achieve success in its objectives in the classroom. However, ignoring such intelligences can impair student performance and interest in the content.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8965
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