Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1232
Título: Reflexões sobre ciência e tecnologia e suas implicações sociais em aulas de botânica aplicada à farmacologia
Autor(es): Bordignon, Kione Baggio
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Botânica
Farmacologia
Botany
Pharmacology
Data do documento: 23-Fev-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BORDIGNON, K.B. Reflexões sobre ciência e tecnologia e suas implicações sociais em aulas de botânica aplicada a farmacologia. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: O objetivo desse estudo foi propor estratégias de ensino que estimulem a reflexão sobre ciência, tecnologia e suas implicações sociais nas aulas de Botânica Aplicada à Farmacologia no curso de Farmácia. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram anotações em diário de campo, fotografias, filmagens. Também em alguns momentos foram utilizados questionários com perguntas abertas. Participaram do estudo 23 alunos do segundo período do Curso de Farmácia da instituição de ensino superior União de Ensino do Sudoeste do Paraná – UNISEP, do município de Francisco Beltrão, estado do Paraná, na disciplina de Botânica Aplicada a Farmacologia. No decorrer do estudo houve o desenvolvimento das atividades: visita técnica ao “O Boticário”, discussões sobre ciência e tecnologia, leitura de notícias, produção do herbário institucional, confecção de folders, seminário final com apresentação para toda a comunidade acadêmica. No final do estudo, percebeu-se que os alunos evoluíram em relação as suas concepções sobre as questões sociais da ciência e da tecnologia e a influência científica e tecnológica no cotidiano das pessoas. Como produto final do estudo foi elaborado um guia didático a partir das atividades desenvolvidas, para que outros professores possam utilizá-lo como referência e/ou façam adaptações na aplicação de outros estudos.
Abstract: The aim of this study was to propose teaching strategies that stimulate reflection on science, technology and its social implications in the classes of Botany Applied Pharmacology for the Pharmacy course. The methodological approach was qualitative interpretive in nature. The data collection techniques were used on field notes, photographs and films. Also in some instances, were used questionnaires with open questions. The study involved 23 students of the second period of the Course of Pharmacy institution of higher education Union of Education in southwestern Paraná - UNISEP, the municipality of Francisco Beltran, state of Paraná, in the discipline of Botany Applied Pharmacology. In the course of the study was the development of activities: technical visit to "The Apothecary", discussions on science and technology, reading news, production of the institutional herbarium, making folders, with final seminar presentation for the entire academic community. At the end of the study, it was noticed that the students have developed regarding their views on social issues of science and technology and the influence of science and technology in daily life. As a final product of the study has drawn from the teaching guide activities, so that other teachers can use it as a reference and / or make adjustments in the application of other studies.
Descrição: Acompanha: Reflexões sobre ciência e tecnologia e suas implicações sociais em aulas de botânica aplicada a farmacologia
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1232
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Bordignon, Kione Baggio_2012.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Bordignon, Kione Baggio_2012_1.pdf674,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.