Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38206
Título: Sequência didática e metodologias ativas: contribuições para o ensino de educação ambiental em uma turma do 3° ano dos anos iniciais
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence and active methodologies: contributions to teaching of environmental education in a 3rd grade class in the early years
Autor(es): Korzenievski, Denize Luana
Orientador(es): Cechin, Marizete Righi
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Educação ambiental
Educação de crianças
Active learning
Environmental education
Early childhood education
Data do documento: 7-Ago-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KORZENIEVSKI, Denize Luana. Sequência didática e metodologias ativas: contribuições para o ensino de educação ambiental em uma turma do 3° ano dos anos iniciais. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática, com o uso de metodologias ativas, para o ensino de educação ambiental em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como temática central o uso racional da água. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com abordagem construtivista e estratégia de intervenção pedagógica. A investigação foi realizada em uma escola municipal de tempo integral em Ponta Grossa-PR, com a participação de alunos do 3º ano. Os dados foram coletados por meio de questionários, registros das atividades dos estudantes e gravações de áudios, sendo analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin. Os resultados indicam que houve mudanças significativas nos hábitos e nas atitudes dos estudantes quanto ao uso da água e que as metodologias ativas favoreceram o engajamento e o protagonismo dos alunos nas atividades propostas. Nota-se que houve avanços na sensibilização ambiental com base no enfoque CTS, bem como indícios de avanço na alfabetização científica e tecnológica. Conclui-se que a sequência didática com metodologias ativas contribui para a construção de saberes científicos de forma contextualizada e para a formação de estudantes críticos e ambientalmente responsáveis.
Abstract: This study aimed to analyze the contributions of a teaching sequence, using active methodologies, to environmental education in a third-grade elementary school class, with the rational use of water as its central theme. This is a qualitative, applied study with a constructivist approach and a pedagogical intervention strategy. The investigation was carried out in a full-time municipal school in Ponta Grossa-PR, with the participation of 3rd grade students. Data were collected through questionnaires, records of student activities, and audio recordings, and analyzed using the Content Analysis technique, according to Bardin. The results indicate that there were significant changes in students' habits and attitudes regarding water use and that active methodologies favored student engagement and protagonism in the proposed activities. It is noted that there were advances in environmental awareness based on the CTS approach, as well as evidence of progress in scientific and technological literacy. It is concluded that the didactic sequence with active methodologies contributes to the construction of scientific knowledge in a contextualized way and to the formation of critical and environmentally responsible students.
Descrição: Acompanha produção técnica: Sequência didática: Uso racional da água
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38206
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequeciadidaticametodologiasativas.pdf3,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequeciadidaticausoracionalagua_produto.pdf11,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons