Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTramontin, Adriana Cachutski-
dc.date.accessioned2019-04-26T20:15:16Z-
dc.date.available2019-04-26T20:15:16Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.citationTRAMONTIN, Adriana Cachutski. Os jogos pedagógicos no ensino de ciências para estudantes da sala de recursos multifuncionais. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4039-
dc.descriptionAcompanha Produção Técnica: Caderno Pedagógico - Os jogos pedagógicos no ensino de ciências para estudantes da sala de recursos multifuncionaispt_BR
dc.description.abstractThe present work had as objective to evaluate the efficiency of the use of pedagogical games in the science classes for the significant learning of the “cell” content in students with learning disorder of a Multifunctional Resource Room, 8th grade, from a public school in Paraná. To achieve this objective, a research of an applied nature with a qualitative approach was developed, together with 6 students from the 8th grade who attend SRM. For this, the work with pedagogical games focusing on the basic content "cell" was proposed, in order to analyze the learning path. As a theoretical contribution to the research, the studies of David Ausubel (1980) and Joseph Novak (1980) on Theory of Significant Learning, and Moreira (2012), in Brazil, as well as researchers in the areas of Teaching of Sciences and pedagogical games. Considering the established theoretical framework, the field research was developed in three stages: observation, material elaboration and intervention. The data were collected through pre-test and post-test, as well as the depreciation of the classes during the game application. As an educational product from this study, a pedagogical book was created with strategies and games that were made for science teachers and multifunctional resource rooms. The research contributed to the discussion of the inclusion promoted by the interaction between the teachers involved in the teaching process for students with learning disorders, as well as providing methodological guidelines for the use of the pedagogic game as a learning strategy for these students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleOs jogos pedagógicos no ensino de ciências para estudantes da sala de recursos multifuncionaispt_BR
dc.title.alternativeEducational games in science education for students of the multifunctional resource roompt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do uso de jogos pedagógicos, nas aulas de Ciências, para a aprendizagem significativa do conteúdo “célula” em estudantes com transtorno de aprendizagem de uma Sala de Recursos Multifuncionais, do 8º ano, de uma escola pública do Paraná. Para alcançar tal objetivo foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa, junto a 6 estudantes do 8º ano, que frequentam a SRM. Para isso, foi proposto o trabalho com jogos pedagógicos com enfoque no conteúdo básico “célula”, a fim de analisar o percurso de aprendizagem. Como aporte teórico para a pesquisa, tomou-se por base os estudos de David Ausubel (1980) e Joseph Novak (1980) sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, e do Moreira (2012), aqui no Brasil, bem como pesquisadores das áreas de Ensino de Ciências e jogos pedagógicos. Considerando o quadro teórico estabelecido, a pesquisa de campo desenvolveu-se em três etapas: observação, elaboração do material e intervenção. Os dados foram coletados por meio de pré-teste e pós-teste, além das degravações das aulas durante a aplicação dos jogos. Como produto educacional oriundo deste estudo, criou-se um caderno pedagógico com estratégias e os jogos que foram confeccionados para professores de ciências e de salas de recursos multifuncionais. A pesquisa contribuiu para o encaminhamento de discussões sobre a inclusão promovida pela interação entre os docentes envolvidos no processo de ensino para estudantes com transtornos de aprendizagem, assim como também oferece encaminhamentos metodológicos para o uso do jogo pedagógico como estratégia de aprendizagem a esses estudantes.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5799198322239238pt_BR
dc.contributor.advisor1Klein, Angela Inês-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8845056127169633pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Siumara Aparecida de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750304206034451pt_BR
dc.contributor.referee1Godoy, Marcela Teixeira-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee3Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee4Klein, Angela Inês-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Tramontin, Adriana Cachutski_2019.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Tramontin, Adriana Cachutski_2019_1.pdf578,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.