Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1065
Título: Experimentos sobre leis de conservação para o ensino de física no ensino médio baseados em tecnologias livres
Autor(es): Meucci, Ricardo Dalke
Orientador(es): Saavedra Filho, Nestor Cortez
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino (Ensino médio)
Aprendizagem
Psicologia educacional
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
Software livre
Ciência - Estudo e ensino
Physics - Study and teaching (High school)
Learning
Educational psychology
Information technology
Educational technology
Free computer software
Science - Study and teaching
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MEUCCI, Ricardo Dalke. Experimentos sobre leis de conservação para o ensino de física no ensino médio baseados em tecnologias livres. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Esta pesquisa verifica a possibilidade de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, baseados em tecnologias livres, no estudo das leis de conservação no ensino médio, de proporcionar aprendizagem significativa, de acordo com o referencial de Ausubel. Quatro atividades foram elaboradas, usando a técnica de videoanálise, e realizadas por alunos dos segundos anos do ensino médio no Colégio da Polícia Militar do Paraná, durante o ano de 2013. Ao longo do desenvolvimento das atividades, percebeu-se claramente uma grande evolução na qualidade das respostas dos alunos, que pode ser percebida pela extensão das respostas, pela riqueza do vocabulário e pela construção da argumentação para sustentar um certo ponto de vista. As atividades propostas se mostraram capazes de proporcionar indícios de aprendizagem significativa. Estas atividades também mostram a possibilidade de dar às aulas de física uma extensão maior, contribuindo na superação de alguns dos novos desafios do ensino de física, como as competências e habilidades exigidas pelo ENEM, que vai além de uma visão baseada simplesmente em conteúdos.
Abstract: This research investigates the possible use of Information Technology and Communication, based on open technologies and the study of conservation laws in secondary education, providing meaningful learning, using Ausubel as reference. Four activities were executed using the Video Review technique, and performed by students on second grade of high school at Military Police of Paraná High School during the year of 2013. Throughout the development of the activities, it was clearly demonstrated a major evolution of the quality of student’s responses, which can be determined by the extent of the responses, the improvement on the vocabulary and the construction of arguments to support a certain point of view. As a result, the proposed activities showed evidence of meaningful learning. These activities also showed the possibility of extending the physics lessons beyond technical skills and reaching other areas of learning, such as the skills and abilities required by ESMS, which goes beyond a vision based simply on the subject content.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1065
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Meucci, Ricardo Dalke_2014.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.