Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNicoladelli, José Martim-
dc.date.accessioned2010-10-14T12:19:24Z-
dc.date.available2010-10-14T12:19:24Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted14/10/2010pt_BR
dc.identifier.citationNICOLADELLI, José Martim. ASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensino. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/108-
dc.description.abstractThe adequate use of computational environments can increase the quality and comfort of the teaching-learning process for some of the academic disciplines. A review of the literature reveals the lack of existing tools for the teaching-learning of the propositional calculus that conform to the criteria established for the student support environment (ambiente de suporte ao aluno (ASA)). As a consequence of this conclusion, the current thesis introduces the concept of, and the basic requirements for, an ASA, conceives and implements an ASA tool for the teaching-learning of the propositional calculus, together with an optional teaching plan, and puts both at the disposition of the academic community. The thesis also presents case studies of presentations and uses of the tool at various stages of its development, as well as a description of each module and of the methods and rules made available for use by the tool. It is hoped that the ASA-CalcPro tool and the suggested plan of study will make a positive social contribution and will be a stimulant for the teaching-learning of the propositional calculus.pt_BR
dc.format.extent1,67 MBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Federal de Educação Tecnológica do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCálculo proposicionalpt_BR
dc.subjectLógica matemáticapt_BR
dc.subjectPropositional calculuspt_BR
dc.subjectMathematical logicpt_BR
dc.titleASA-CALCPRO: uma ferramenta de cálculo proposional e sua utilização no ensinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO uso adequado de ambientes computacionais pode representar um aumento de qualidade e conforto no processo de ensino-aprendizagem de algumas disciplinas. Percebeu-se, através de pesquisa, a inexistência de ferramentas voltadas para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional que atendessem aos critérios estabelecidos para um ambiente de suporte ao aluno (ASA). Como consequência do resultado da pesquisa, este trabalho introduz o conceito e os requisitos básicos de um ASA, concebe e implementa uma ferramenta ASA voltada para o ensino-aprendizagem de cálculo proposicional, acompanhada de um plano de ensino opcional, e os coloca à disposição da comunidade acadêmica. Apresenta também estudos de casos sobre apresentações e usos da ferramenta em vários estágios de desenvolvimento, além da descrição de cada módulo e dos métodos e regras disponibilizados pela ferramenta. Pretende-se que a ferramenta ASA-CalcPro e o plano de ensino sugerido, sejam uma contribuição social positiva e um estímulo ao ensino-aprendizagem de cálculo proposicional.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestrept_BR
dc.contributor.advisor1Renaux, Douglas Paulo Bertrandpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CPGEI_M_Nicoladelli, Jose Martim_2005.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons