Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGrein, Pedro Paulo Boaventura-
dc.date.accessioned2016-10-13T18:56:04Z-
dc.date.available5000-
dc.date.available2016-10-13T18:56:04Z-
dc.date.issued2016-02-22-
dc.identifier.citationGREIN, Pedro Paulo Boaventura. Metodologia participativa para repositórios de recursos educacionais abertos. 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1688-
dc.description.abstractThis research deals with the use of a participatory design methodology to develop a repository of open educational resources, the Arcaz. Discusses key aspects of neutrality and determinism of technology within the context of Social Studies of Science and Technology and presents some concepts of critical theory of technology related to the democratic construction of technological artifacts. Discusses the philosophical heritage of the movements that led to the emergence of free software, open education and open educational resources and argues that participatory design share similar ideals. It presents concepts of human-computer interaction, interaction design and user centered design, important to enhance the user experience in information systems. It addresses the participatory design as a methodology that allows the democratic participation of users in the technological construction, promoting mutual learning and active voice for the participants. Develops a participatory design methodology adapted to the Arcaz context of use and provides the procedures for the meetings conducted to apply participatory design techniques to the repository and the results obtained. It concludes with a study of some of the interventions suggested in the system and orientations for future applications of participatory practices in the development of the repository and a list of best practices, focusing on ethical principles that should guide the participatory design.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectEducação abertapt_BR
dc.subjectRepositórios institucionaispt_BR
dc.subjectProjeto de sistemaspt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectRecursos eletrônicos de informaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectOpen learningpt_BR
dc.subjectInstitutional repositoriespt_BR
dc.subjectSystem designpt_BR
dc.subjectHuman-computer interationpt_BR
dc.subjectSocial participationpt_BR
dc.subjectElectronic information resourcespt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleMetodologia participativa para repositórios de recursos educacionais abertospt_BR
dc.title.alternativeParticipatory methodology for open educational resources repositorypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata do uso de uma metodologia de design participativo no desenvolvimento de um repositório de recursos educacionais abertos, o Arcaz. Discute aspectos da neutralidade e do determinismo da tecnologia dentro do contexto dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia e apresenta alguns conceitos da teoria crítica da tecnologia relacionados à construção democrática dos artefatos tecnológicos. Discute a herança filosófica dos movimentos que levaram ao surgimento do software livre, da educação aberta e dos recursos educacionais abertos e defende que o design participativo compartilha ideais similares. Apresenta conceitos de interação humano-computador e design de interação, além de design centrado no usuário, importantes para aprimorar a experiência do usuário em sistemas de informação. Aborda o design participativo como metodologia que possibilita a participação democrática dos usuários na construção tecnológica, promovendo o aprendizado mútuo e a voz ativa aos participantes. Desenvolve uma metodologia de design participativo adaptada ao contexto de uso do Arcaz e apresenta os procedimentos para a realização das reuniões conduzidas para aplicar as técnicas de design participativo ao repositório e os resultados obtidos. Conclui com um estudo de algumas das intervenções sugeridas no sistema e orientações para futuras aplicações de práticas participativas no desenvolvimento do repositório e uma lista de boas práticas, com foco nos princípios éticos que devem guiar o design participativo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6591977506744594pt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279pt_BR
dc.contributor.referee1Merkle, Luiz Ernesto-
dc.contributor.referee2Setti, Mariângela de Oliveira Gomes-
dc.contributor.referee3Freitas, Maria do Carmo Duarte-
dc.contributor.referee4Amaral, Marilia Abrahão-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Grein, Pedro Paulo Boaventura_2016.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
96,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.