Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17115
Título: Sensor de temperatura ótico intrínseco espectrométrico baseado em rede de Bragg: apresentação de uma nova tecnologia de sensores
Título(s) alternativo(s): Intrinsic optical fiber sensor for point temperature measurement based on fiber Bragg gratings: introduction to a new technology of sensors
Autor(es): Kuhne, Jean Filipe
Orientador(es): Oliveira, Valmir de
Palavras-chave: Tecnologia
Controle de temperatura
Fibras ópticas
Detectores ópticos
Technology
Temperature control
Optical fibers
Optical detectors
Data do documento: 18-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KUHNE, Jean Filipe. Sensor de temperatura ótico intrínseco espectrométrico baseado em rede de Bragg: apresentação de uma nova tecnologia de sensores. 2015. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Automação Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O esforço dos pesquisadores na área de comunicações óticas e a descoberta do efeito da fotossensibilidade das fibras óticas permitiram a inscrição de redes de Bragg no núcleo da fibra ótica, permitindo o desenvolvimento de uma nova tecnologia de sensores. Este trabalho consiste em uma introdução ao conceito de sensores óticos e sua aplicação para sensoriamento de temperatura, sendo explorado ao longo do texto a perspectiva de mercado de sensores óticos, princípio de operação e a técnica de fabricação de sensores óticos em fibras óticas com auxílio de máscaras de fase. Um controlador de temperatura microprocessado é apresentado para auxiliar o processo de caracterização térmica de novos sensores produzidos na faixa de 0 a 100° C.
Abstract: O esforço dos pesquisadores na área de comunicações óticas e a descoberta do efeito da fotossensibilidade das fibras óticas permitiram a inscrição de redes de Bragg no núcleo da fibra ótica, permitindo o desenvolvimento de uma nova tecnologia de sensores. Este trabalho consiste em uma introdução ao conceito de sensores óticos e sua aplicação para sensoriamento de temperatura, sendo explorado ao longo do texto a perspectiva de mercado de sensores óticos, princípio de operação e a técnica de fabricação de sensores óticos em fibras óticas com auxílio de máscaras de fase. Um controlador de temperatura microprocessado é apresentado para auxiliar o processo de caracterização térmica de novos sensores produzidos na faixa de 0 a 100° C.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17115
Aparece nas coleções:CT - Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEAUT_VII_2015_09.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.