Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStancati, Marcello
dc.date.accessioned2020-11-20T18:31:34Z-
dc.date.available2020-11-20T18:31:34Z-
dc.date.issued2018-05-13
dc.identifier.citationSTANCATI, Marcello. Design thinking como ferramenta aplicada à cenografias de eventos corporativos. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17212-
dc.description.abstractDesign Thinking is an innovation methodology developed in the United States that, over the last two decades, has been used as a means to develop innovations in organizations. It is also a tool to imagine the future, discover new solutions and bring products, services and experiences to the market. The scenographic design has been gaining significant space in the business context and has an important role in corporate activities in order to generate more intelligent and viable solutions. The objective of this work is to show that the multidisciplinary training of the scenographic designer and his relation with socio-cultural and technological innovations, with a mediating character and a more comprehensive and systemic perspective, can make possible the extension of the professional's field of activity in corporations. The methodology used was the review of the literature on Design Thinking and scenographic design. The results of this review make it clear that the scenographers’ designers can contribute to the organizational environment, since they are professionals trained in the conduct of creative processes and, ideally, their competencies are complementary to management skills. In this way, it is concluded the scenographic design, integrating the pool of Design Thinking participants as a tool for solving problems and obtaining innovation in a corporation, immerses with the other participants to analyze the proposed problem, can design possible solutions for the problem and prototype and validate with real users.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos) - Cenografia e cenáriospt_BR
dc.subjectCenógrafospt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesign - Stage-setting and scenerypt_BR
dc.subjectSet designerspt_BR
dc.titleDesign thinking como ferramenta aplicada à cenografias de eventos corporativospt_BR
dc.title.alternativeDesign thinking as a tool applied to scenography of corporate eventspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoDesign Thinking é uma metodologia de inovação desenvolvida nos Estados Unidos e que, nas últimas duas décadas, vem sendo utilizado como um meio de desenvolver inovações nas organizações. Constitui também uma ferramenta para imaginar o futuro, descobrir novas soluções e trazer produtos, serviços e experiências para o mercado. O design cenográfico vem ganhando espaço de modo significativo no contexto empresarial e tem importante atuação em atividades corporativas no intuito de gerar maior número de soluções inteligentes e viáveis. O objetivo deste trabalho é evidenciar que a formação multidisciplinar do designer cenográfico e sua relação com inovações socioculturais e tecnológicas, com caráter mediador e uma perspectiva mais abrangente e sistêmica, podem possibilitar a ampliação do campo de atuação desse profissional nas corporações. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura sobre o Design Thinking e o design cenográfico. Os resultados dessa revisão tornam evidente que os cenógrafos podem contribuir para o ambiente organizacional, uma vez que são profissionais treinados na condução de processos criativos e, idealmente, suas competências são complementares às competências de gestão. Dessa maneira, conclui-se que o design cenográfico, ao integrar o conjunto de participantes do Design Thinking como ferramenta de solução de problemas e de obtenção de inovação em uma corporação, faz a imersão com os demais participantes para análise do problema proposto. Podem-se projetar soluções possíveis para o problema e prototipar e validar com usuários reais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Landal, Simone
dc.contributor.referee1Landal, Simone
dc.contributor.referee2Luciani, Nádia Moroz
dc.contributor.referee3Botter, Fernanda
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Cenografiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Cenografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ CENOG_IV_2018_08.pdf205,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.