Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17302
Título: Configuração de um ambiente de simulação de redes demonstrando o método de transição do protocolo IPv4 – IPv6: pilha dupla e a configuração de um serviço DHCP em ambos os protocolos
Autor(es): Manika, Eduardo Renan
Orientador(es): Teixeira, Lincoln Herbert
Palavras-chave: Sistemas de transmissão de dados
Redes de computadores
Rede de computador - Protocolos
Data transmission systems
Computer networks
Computer network protocols
Data do documento: 24-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MANIKA, Eduardo Renan. Configuração de um ambiente de simulação de redes demonstrando o método de transição do protocolo IPv4 – IPv6: pilha dupla e a configuração de um serviço DHCP em ambos os protocolos. 2014. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Essa monografia aborda o estudo para desenvolver um ambiente de simulação/emulação de uma rede local utilizando o software GNS3. Apresentando um cenário que aborda uma técnica de transição do protocolo IPv4-IPv6, denominada Pilha Dupla. Transição essa que inicialmente foi projetada para ser executada tecnicamente simples e de forma gradativa, porém não ocorrendo conforme o esperado e com o esgotamento do endereçamento IPv4 e o aumento da necessidade de novos endereços, o IPv6 se torna cada vez mais necessário. Além da Pilha Dupla, abordará a demonstração da configuração dos serviços de rede sendo implementado em ambos os protocolos, no caso o serviço de DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol, que distribui os endereços IP aos hosts da rede. E para realizar o roteamento da rede será utilizado o protocolo de roteamento OSPF, que apresenta suporte a versão IPv4 e IPv6. O projeto trata-se de uma pesquisa teórica experimental, no qual é realizado um levantamento bibliográfico, seguido da configuração do ambiente de simulação e implementação dos serviços em ambos os protocolos e análise dos resultados obtidos. O resultado mostrará o impacto dessa transição na rede, nos serviços e na administração da rede.
Abstract: This monograph discusses the study to develop an environment for simulation / emulation of a local area network using GNS3 software. Presenting a scenario that addresses a technique of transition from IPv4-IPv6 protocol, called Dual Stack. This transition that was initially designed to run technically simple and gradually, though not occurring as expected and with the exhaustion of IPv4 addresses and the increasing need for new addresses, IPv6 becomes increasingly necessary. Beyond the Double Stack, the demonstration will address the configuration of network services of DHCP service being implemented both protocols in the case - Dynamic Host Configuration Protocol, which distributes IP addresses to network hosts. And to perform network routing protocol OSPF routing, which provides support for IPv4 and IPv6 version will be used. The project comes up from a theoretical experimental research, in which a bibliographic survey, followed by the simulation environment configuration and deployment of services in both protocols and analysis of results is performed. The results show the impact of this transition on the network, services and network administration.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17302
Aparece nas coleções:CT - Configuração e Gerenciamento de Servidores e Equipamentos de Redes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESER_V_2014_3.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.