Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17326
Título: Mitigar e prevenir ocupações em áreas costeiras vulneráveis ao risco de alagamento: a necessidade de uma abordagem econômica. Estudo de caso na ilha dos Valadares, Paranágua - PR
Autor(es): Galesi, Fabina Salvador
Orientador(es): Gadda, Tatiana Maria Cecy
Palavras-chave: Inundações
Planejamento urbano
Custo
Floods
City planning
Cost
Data do documento: 18-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GALESI, Fabiana Salvador. Mitigar e prevenir ocupações em áreas costeiras vulneráveis ao risco de alagamento: a necessidade de uma abordagem econômica. Estudo de caso na ilha dos Valadares, Paranaguá - PR. 2016. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Construções Sustentáveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho considera o argumento econômico para motivar os tomadores de decisão sobre a importância de mitigar e prevenir ocupações em áreas costeiras vulneráveis ao risco de alagamentos, mostrando a conectividade das modificações climáticas com o desenvolvimento urbano sustentável. Como metodologia, o estudo compara o prejuízo dos alagamentos com o custo de medidas de planejamento urbano que permitam potencialmente mitigá-los ou evitá-los. Finalmente, o estudo conclui que para os dados atuais sobre o impactos dos alagamentos, o custo das perdas e danos podem ser substituídos por investimentos em áreas voltadas ao planejamento urbano, com tendência de retorno econômico e outros co benefícios, dentre os quais a diminuição da emissão de CO2, que atualmente apresenta cenários futuros com tendências pessimistas, caso nenhuma ação efetiva seja tomada.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17326
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_V_2016_04.pdf25,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.