Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17357
Título: Viabilidade de sistema de aproveitamento de água de chuva na sede do Ministério Público do estado do Paraná em Curitiba
Título(s) alternativo(s): Feasibility of the pluvial water utilization system at the Ministério Público do Estado do Paraná in Curitiba
Autor(es): Manzi, Thiago Felipe Demio
Orientador(es): Giacchini, Margolaine
Palavras-chave: Água - Captação
Entidades governamentais
Reservatórios
Water, harvesting
Public institutions
Reservoirs
Data do documento: 16-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MANZI, Thiago Felipe Demio. Viabilidade de sistema de aproveitamento de água de chuva na sede do Ministério Público do estado do Paraná em Curitiba. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Construções Sustentáveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho visa analisar a viabilidade técnica e econômica da aplicação de sistema de captação de água pluvial para fins não potáveis na Sede do Ministério Público do Estado do Paraná. Para tanto, foram identificados os usos não-potáveis mais significativos na instituição, estudado o perfil de consumo dos usuários, bem como a potencialidade da edificação se comparado com as condicionantes climáticas e ambientais de onde está implantado. A partir disso, foram realizadas análises de metodologias de dimensionamento de reservatório, considerando a aplicabilidade técnica e econômica numa edificação pública.
Abstract: This work aims to analyze the technical and economic viability of the application of rainwater harvesting system for non potable purposes in MPPR. In order to do so, we identified the most significant non-potable uses in the institution, studied the consumption profile of users, as well as the potential of the building in terms of the climatic and environmental conditions from where it is implemented. From this, analyzes of reservoir design methodologies, considering the technical and economical applicability in a public building.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17357
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_VI_2018_16.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.