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Título: Diagnóstico dos acidentes de trânsito ao longo da última década na cidade industrial de Curitiba
Autor(es): Luís, Isabelle Costa
Orientador(es): Gadda, Tatiana Maria Cecy
Palavras-chave: Rodovias - Medidas de segurança
Acidentes de trânsito
Bairros - Curitiba (Paraná)
Roads - Safety measures
Traffic accidents
Neighborhood - Curitiba (Paraná)
Data do documento: 7-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LUÍS, Isabelle Costa. Diagnóstico dos acidentes de trânsito ao longo da última década na cidade industrial de Curitiba. 2015. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Construções Sustentáveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Atualmente nos encontramos na década da Segurança Viária (2011-2020) que visa à redução de feridos e óbitos. O Brasil participa de uma ação chamada de Road Safety in Ten Country (RS 10) e denominada no país de Projeto Vida no Trânsito, qual Curitiba participa. Projetos de reduções de acidentes devem passar pela etapa de investigação da situação atual e das tendências com base em um registro histórico dos acidentes. Neste contexto a monografia tem por objetivo apresentar um diagnóstico dos acidentes de trânsito no bairro da Cidade Industrial de Curitiba, CIC, e apontar algumas medidas que possam contribuir para a redução de acidentes. Através de referências bibliográficas descobrem-se quais são os fatores contribuintes dos acidentes de trânsito e os métodos de identificação das Zonas de Acumulação dos Acidentes (ZAA). A metodologia inicia-se com a coleta de dados junto a dois órgãos de resgate (SAMU e SIATE) e à Polícia Rodoviária Federal (PRF). Devido às informações destes órgãos serem diferentes optou-se por analisar os dados separadamente. As informações foram compiladas e agrupadas para identificar perfis de acidentes. Para o mapeamento dos acidentes, o polígono da CIC foi dividido em quadrantes de 1000m por 1000m e plotadas as três principais colisões que resultaram em óbitos e acidentes graves com risco à vida e acidentes considerados graves sem risco à vida ao longo dos anos: 2012, 2013 e 2014. Nos dados da PRF foram mapeados os acidentes que resultaram em óbito e feridos devido à impossibilidade de cruzamento de informações. Identificados os quadrantes que ao longo dos três anos abrigaram mais acidentes de trânsito foi feita uma visita in locu para apontar inicialmente alguns problemas de infraestrutura e desrespeito às normas de trânsito. Como resultado dos dados do SIATE e SAMU tem-se como perfil que: as principais colisões foram os acidentes envolvendo moto e automóvel, automóvel e automóvel e, atropelamentos. As principais vítimas são os condutores e o sexo masculino. Grande parte dos acidentes foram graves sem risco à vida, aconteceram no período da noite, no horário entre 18h e 19h59min. As ZAA encontraram-se nos cruzamentos das ruas Eduardo Sprada, Raul Pompéia e Senador Accioly Filho com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. Pelos dados da PRF os modais automóvel e caminhão-trator foram os que mais se envolveram em acidentes, a maioria das vítimas saíram ilesas, o período de maior incidência foi o pleno dia, horário das 7h às 7h59min, sendo o sexo masculino e os condutores os mais atingidos. A falta de atenção foi o principal fator contribuinte. Como ZAA no Contorno Sul teve-se o trecho entre os Kms 599 e 600. Embora muitas conclusões sejam possíveis com os dados trabalhados, há varias lacunas de informações. Com base neste diagnóstico sugere-se inicialmente, para uma redução nos acidentes de trânsito, algumas diretrizes: possuir um banco de dados confiável, uma mesma metodologia de abordagem dos órgãos durante a coleta de informações, inserção e manutenção de sinalização, manutenção e implantação de infraestrutura para o pedestre, melhor localização do mobiliário existente, fiscalização e conscientização da população.
Abstract: Nowadays, we are on the Decade of Road Safety (2011-2020) which aim to reduce the death and injuries on roads. Brazil is part of an action called Road Safety in Ten Country (RS 10) that is translated as Projeto Vida no Trânsito which Curitiba is member. Projects to reduce accidents should go through the stage of investigation of the current situation and the prevision based on an accidents historical registration. In this context this paper has the goal to present a diagnostic of the traffic in the neighborhood Industrial City of Curitiba, CIC, and point some measures that could contribute to reduce traffic accidents. Throughout research on previous works the facts that contribute to traffic accidents are studied and a methodology is defined to identify the Accidents Accumulation Zones (ZAA). The methodology began by collecting data on the two rescue services (SAMU and SIATE) and the Road Federal Police (PRF). Due to the incompatibility of information between these two data the analysis was done separated. The information is catalogued and grouped to identify the types of accidents. In order to map out the accidents, the CIC polygon was divided in sections of 1000m by 1000m squares and ploted the three main collisions that resulted on death or serious accidents with life risk and accidents considered serious without life risk throughout the years of 2012, 2013 and 2014. From the PFD data it was mapped the accidents that resulted in death and injuries due to the information incompatibility. Once identified the sections that on this time frame of 3 years suffered more accidents, it was done a site visit to initially identify some infrastructure problems and traffic rules breaks. As a result from the SIATE and SAMU data there is a pattern that: the main collisions were done by car and motorcycle, car and car, and running over. The main victims are the conductors and the male. Most part of the accidents were serious without risk of life, happened during the night, between 6 PM and 7:59 PM. The ZAA were found at the crossroads of the streets Eduardo Sprada, Raul Pompeia and Senador Accioly Filho with the avenue Juscelino Kubitschek de Oliveira. According to the PRF data the car and the truck were the ones that got most involved on accidents; most of the victims didn't suffer injuries; the period of more number of accidents was at day time, mostly from 7AM to 7:59AM, being the male drivers the most hit. The lack of attention was the main factor. On the section Contorno Sul the ZAA was identified between the Kms 599 and 600. Although many conclusions could be possible with the data discussed, there are several incomplete data and information. There are some directions that could be taken: organize a secure data center, work on the same methodology of approach during information collection; insertion and maintenance of road signs and pedestrian infrastructure; better location of the urban furniture; supervision and education of the population.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17366
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