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dc.creatorKomiya, Alvaro Massaharu
dc.date.accessioned2020-11-20T18:55:21Z-
dc.date.available2020-11-20T18:55:21Z-
dc.date.issued2014-04-26
dc.identifier.citationKOMIYA, Alvaro Massaharu. Análise crítica dos estacionamentos comerciais no centro de Curitiba. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17378-
dc.description.abstractNowadays, Curitiba has been claimed for a better urban mobility, whose protagonist is the car as individual transport. In this subject, the high rates of commercial parking lots in the town need to be highlighted. The argument of this work is that spaces destined to vehicles should add urban quality and economic diversification, in order to mitigate its negative social impacts. This research looks for find out the amount and distribution of parking in the city and qualifies them by existing concepts of urbanism, with the aim to discover the parking lots relations to environment and promote discussions about urban spaces consumed by car.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEstacionamento de automóveis - Legislaçãopt_BR
dc.subjectEstacionamento de automóveis - Qualidadept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectAutomobile parking - Law and legislationpt_BR
dc.subjectAutomobile parking - Qualitypt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectCity planningpt_BR
dc.titleAnálise crítica dos estacionamentos comerciais no centro de Curitibapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente, Curitiba tem sido questionada pela relativa baixa qualidade na mobilidade urbana, cujo protagonista é a dependência do automóvel como transporte individual. Nesse contexto, podemos destacar o elevado número dos estacionamentos comerciais no centro urbano. O argumento que embasa este trabalho é que os espaços exclusivos aos veículos deveriam somar qualidade urbana e diversificação econômica no local, como forma de atenuar seus impactos sociais negativos. Este trabalho busca elucidar a quantidade, bem como a distribuição dos estacionamentos e qualificá-los através de levantamentos in loco e conceitos existentes do urbanismo, com o objetivo de descobrir a relação dos estacionamentos com o entorno urbano e alimentar discussões sobre a legitimidade do aproveitamento espacial pelos mesmos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gadda, Tatiana Maria Cecy
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.subject.cnpqConstruções Sustentáveispt_BR
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