Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17383
Título: Diagnóstico da geração de resíduos de gesso acartonado na construção civil: obras comerciais em Curitiba
Autor(es): Duarte, Everson Ferreira
Orientador(es): Nagalli, André
Palavras-chave: Gêsso
Construção civil - Eliminação de resíduos
Construção civil
Gesso
Building - Waste disposal
Building
Data do documento: 26-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DUARTE, Everson Ferrira. Diagnóstico da geração de resíduos de gesso acartonado na construção civil: obras comerciais em Curitiba. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O crescimento da produção e utilização do gesso acartonado no Brasil contribui para o aumento da geração de resíduos na construção civil e no impacto que esse tipo de resíduo acarreta ao meio ambiente se não tratado de forma adequada. Por ser um método construtivo ágil e economicamente atrativo, o gesso acartonado é muito utilizado em reformas de,estabelecimentos comerciais, onde geralmente os prazos são apertados e os custos tendem a ser otimizados. Tendo como base de estudo cinco obras de reformas em estabelecimentoscomerciais na cidade de Curitiba, este trabalho pretende fazer um diagnóstico da geração do resíduo de gesso acartonado. Para tanto, utiliza-se gráficos de correlação entre as variáveis a fim de verificar quais seriam os fatores que contribuiriam na geração de resíduos do gesso acartonado nas obras comerciais. Os resultados obtidos mostram fortes coeficientes decorrelação quando a área total ou a mão-de-obra são confrontados as outras variáveis, e coeficientes fracos quando a variável volume de resíduos gerados é posta frente a outras variáveis como tempo e área. A análise das cinco obras sugere que devam ser ampliados os estudos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17383
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_III _2014_06.pdf825,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.