Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17387
Título: Reservatório de água da chuva em paredes internas como acréscimo de massa térmica na edificação
Autor(es): Parasiun, Guilherme Luiz
Orientador(es): Krüger, Eduardo Leite
Palavras-chave: Isolamento térmico
Água - Captação
Reservatórios
Insulation (Heat)
Water, harvesting
Reservoirs
Data do documento: 25-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PARASIUN, Guilherme Luiz. Reservatório de água da chuva em paredes internas como acréscimo de massa térmica na edificação. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta a análise de um sistema de isolamento térmico configurado a partir de uma parede dupla de alvenaria com um reservatório de água compreendido no seu interior, provida de um sistema de aproveitamento de água pluvial da residência. Os materiais que se comumente utiliza na construção civil não são eficientes do ponto de vista da inércia térmica. O estudo propôs utilizar a água que transborda do sistema de drenagem urbano para armazená-la nas paredes da edificação acrescentando massa térmica ao sistema construtivo. Nesta pesquisa, a análise foi dividida em: cálculo seguindo a NBR 15220-2 da água como material componente da envoltória; utilização do software ARQUITROP Versão 3.0, aplicado a 3 projetos de residência embasadas no manual de empreendimento da Caixa Econômica Federal, incluindo a habitação de 35 m2. Concluiu-se que a água poderia ser colocada no contexto da edificação como material isolante e de regulação térmica.
Abstract: This study presents the analysis of a thermal envelope system based on masonry with a water component, which is drawn from collected rain water. Building materials commonly used in civil construction are not sufficiently efficient with regard to thermal inertia. The study proposes the use of water for increasing thermal mass in envelope walls. The analysis was divided into: calculations based on NBR 15220-2; simulations with ARQUITROP Version 3.0, in three different projects recommended by Caixa Econômica Federal, including the 35 m2 house. It was concluded that water could be used as a building component, improving thermal insulation and thermal control.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17387
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_III _2014_10.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.