Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17388
Título: Análise da economia de água potável através da implantação de um sistema de aproveitamento de água de chuva em uma propriedade agroindustrial
Autor(es): Slob, Marcela Katherine
Orientador(es): Giacchini, Margolaine
Palavras-chave: Água - Captação
Águas pluviais
Reservatórios
Água potável
Sustentabilidade
Water, harvesting
Rain-water (Water-supply)
Reservoirs
Drinking water
Sustainability
Data do documento: 7-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SLOB, Marcela Katherine. Análise da economia de água potável através da implantação de um sistema de aproveitamento de água de chuva em uma propriedade agroindustrial. 2015. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Construções Sustentáveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Tendo em vista os crescentes riscos de escassez de água no planeta, é de fundamental importância a sua conservação em se tratando da sustentabilidade. O uso irracional dos recursos hídricos afeta diretamente ao meio ambiente, impactando consequentemente na vida de todos os seres vivos. Entende-se como uso irracional os altos consumos de água, o desperdício, a falta de manejo, entre outros. A partir deste cenário, objetiva-se por meio deste estudo apresentar os impactos positivos que um sistema de aproveitamento de água de chuva pode acarretar. A metodologia do trabalho consistiu no levantamento dos dados hidrológicos locais, no volume de água consumido, na estimativa da demanda de água não potável através da identificação das atividades que não apresentaram restrição à potabilidade, além da identificação de coberturas que apresentam potencial para a coleta da água de chuva. Na sequência, foram selecionados dois métodos para o dimensionamento do reservatório e desenvolvidos os cálculos cujos resultados foram posteriormente comparados para a definição do volume ideal do reservatório. O consumo de água na propriedade é de em média 16 mil litros de água por dia, volume este que é abastecido pelo Aquífero Guarani através de um poço artesiano, em outras palavras, volume de água potável sendo consumida para o desenvolvimento de atividades não nobres. Por fim, foi verificado que um terço desta água pode ser substituído por água de chuva com a implantação de um sistema de captação e aproveitamento. As estimativas apontam uma demanda diária de 5.300 litros de água não potável. Este resultado pode ser interpretado como uma forma de contribuição para a preservação dos recursos hídricos, favorecendo o meio ambiente, a todos os seres vivos e o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17388
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_IV_2014_10.pdf.pdf3,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.