Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17459
Título: Segurança do trabalho como fator estruturante para produtividade de cooperativas de reciclagem
Título(s) alternativo(s): Safety as an input for productivity of recycling collective organizations
Autor(es): Lobo, Luiz Felipe Martins
Orientador(es): Nagalli, André
Palavras-chave: Indústria de reciclagem
Cooperativas
Segurança do trabalho
Produtividade industrial
Administração de risco
Recycling industry
Cooperative societies
Industrial safety
Industrial productivity
Risk management
Data do documento: 28-Abr-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOBO, Luiz Felipe Martins. Segurança do trabalho como fator estruturante para produtividade de cooperativas de reciclagem. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O estudo tomou como referência as diretrizes previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos e os desafios para inclusão financeira e social das cooperativas de reciclagem no vigente modelo de negócio de limpeza pública. Ele tem como objetivo identificar e analisar os riscos ocupacionais inerentes das atividades estabelecidas em cinco cooperativas de reciclagem, sendo uma representante amostral por estado do país, e evidenciar os desafios, melhorias, riscos e fragilidades dessas organizações. No que se refere à metodologia, o estudo assumiu como premissa pela garantia de transparência de dados e expôs evidências que atestam as fragilidades nos principais processos estabelecidos. O estudo foi desenvolvido em cinco estágios e buscou abranger desde o diagnóstico até explorar de forma associativa os resultados adquiridos com aspectos de produtividade, eficiência e gestão dessas organizações. Ao termino da análise foram elaborados ranking entre as organizações atribuindo pontuação entre 0 a 1,0 para cada eixo e aspecto avaliado. Os resultados e percepções foram compilados de forma comparativa evidenciando aquelas que possuem melhores soluções em segurança do trabalho. Nesse caso, as organizações foram classificadas em um estagio intermediário de desenvolvimento. Além disso, também foram analisadas aquelas que obtiveram menor disparidade entre as notas atingidas no bloco operacional e de gestão, o que representa uma atuação estratégica coerente entre governança e operação. De forma conclusiva, este trabalho expôs a necessidade de alinhamento rigoroso entre as atividades operacionais e diretrizes de gestão estabelecidas pela governança. Foram identificadas fragilidades das organizações analisadas, especialmente no entendimento dos quesitos de segurança do trabalho e suas aplicações. Durante as visitas de campo foram mapeadas falta de clareza de conceitos e compreensão de critérios mais objetivos para os grupos sobre aspectos que interpretam por segurança no trabalho. Ficou evidente a necessidade de disponibilizar treinamentos e capacitação aos cooperados e investimentos estruturantes que favoreçam condições adequadas de segurança e saúde do trabalho e geração de renda. Nenhuma das cinco cooperativas atingiu o nível avançado de práticas, devido questões estruturantes, o que representa uma barreira no estabelecimento da relação formal na prestação de serviço de logística reversa ao mercado. Dessa forma, o estudo entende que para oferecer melhores perspectivas para o negócio, redução de riscos, produtividade e qualidade de vida para os cooperados, é preciso empregar esforços essencialmente profissionalizantes para sustentar padrões adequados de segurança para essas organizações e setor.
Abstract: This study reflects guidelines of Brazilian National Politics for Solid Waste (Política Nacional de Resíduos Sólidos) and also evaluates the social and financial challenges to include collective organizations at present market model for waste management. This project seeks to identify the risks and main weaknesses on safety process of five organizations (one representative per Brazilian state) as well as to associate and analyses some important factors as productivity, management and efficiency. This study assumes that operations must advance rigorously at the same rhythm of leadership directions and developed a methodology to evaluate to confirm this possibility on each case. It was clear the importance to offer training for the team and also support investments to maintain good safety conditions. The conclusion evidences the importance to support and reply good practices to offer better perspectives for business, reduce risk, quality and satisfaction for these organizations and whole market.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17459
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXI_2016_13.pdf4,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.