Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17466
Título: Análise comportamental de um acidente em uma indústria de embalagens
Título(s) alternativo(s): Behavioural analysis of an accident in a packaging company
Autor(es): Mattiazzo, Rafael Corsini
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Comportamento Humano
Segurança do trabalho
Acidentes de trabalho
Avaliação de riscos
Acidentes - Prevenção
Human behavior
Industrial safety
Industrial accidents
Risk assessment
Accidents - Prevention
Data do documento: 20-Mai-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MATTIAZZO, Rafael Corsini. Análise comportamental de um acidente em uma indústria de embalagens. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Os acidentes causam prejuízos de ordem social e econômica para a comunidade em geral, assim como são inaceitáveis para as grandes organizações que buscam uma cultura de excelência em segurança do trabalho. Conhecer as causas como meio de prevenção, leva ao entendimento de que as mesmas podem ser de ordem comportamental ou de condições, e que normalmente ocorrem de forma acumulativa e somatória. Na esfera do comportamento humano existem poucos trabalhos desenvolvidos aplicados a segurança do trabalho, e buscar o conhecimento de técnicas e ferramentas de análise é fundamental para reduzir a ocorrência de acidentes. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos aspectos comportamentais de um acidente ocorrido em uma empresa de embalagens. Para analise dos comportamentos apontados como causas do acidente estudado, adotouse a análise ABC do comportamento aplicada a segurança do trabalho. Os comportamentos inseguros identificados para o estudo foram o descumprimento do procedimento existente e a falta de atenção na tarefa. Como resultado da análise foi observado como antecedentes estimulantes o layout alterado, o treinamento deficiente e a maquina com falha em atividade repetitiva. Pelo estudo, estes são os ativadores que contribuíram para o desencadeamento dos comportamentos indesejados. A principal conseqüência encontrada foi a não antecipação ao risco pela falta da utilização de dois sensos fundamentais: visão e audição, devido ao baixo nível de atenção na tarefa. Para desenvolvimento e estimulo do comportamento esperado como meio de prevenção de acidentes semelhantes, encontraram-se como ativadores uma máquina sem falhas, o treinamento freqüente e o layout adequado. As conseqüências desejadas relacionadas à antecipação ao risco devem ser a percepção da sinalização estimulada pela não ocorrência de acidentes e perdas, tanto para o empregador como para o empregado.
Abstract: Accidents cause damage to social and economic order for the community in general, and are unacceptable for large organizations seeking a culture of excellence in safety. Knowing the causes in order to prevention, leads to the understanding that they can be behavioural or on conditions, and usually occur in a cumulative and summative way. There are not to much studies done at the sphere of human behaviour, and seek for knowledge on techniques to behavioural analysis tools is a key to achieving the common goal of reducing accidents. This study aims to conduct an analysis of the behavioural aspects of an accident in a packaging company. To analyze the behaviour identified as causes of the accident studied was used the ABC analysis of behaviour applied to safety. The unsafe behaviours identified for the study were the failure on follow the existing procedure and the lack of attention at task. As a result of the analysis was observed as stimulants antecedents the changed layout, the lack training and the fail machine in a repetitive activity, all considered as triggers to unexpected behaviour. The main consequence was not to anticipate the risk, by a lack on use of two basic senses: sight and hearing. For development and stimulation of the expected behaviour as a means of preventing similar accidents, met as activators a machine without failure, frequent training and a appropriate layout, as well as the consequences related to anticipation of risk: no accidents and losses, both the employer and the employee.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17466
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXI_2016_20.pdf467,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.