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dc.creatorKlismam, Franciosi Pereira
dc.date.accessioned2020-11-20T19:38:51Z-
dc.date.available2020-11-20T19:38:51Z-
dc.date.issued2019-02-25
dc.identifier.citationPEREIRA, Klismam Franciosi. Avaliação do ruído do tráfego no entorno da sede Ecoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17507-
dc.description.abstractVehicle traffic is the main cause of noise in urban environment and brings a series of hazardous effects while deteriorates the acoustic quality of universities. With that in mind, the present work objective was to measure and analyze noise pressure levels generated by vehicles around the Ecoville campus of the Federal Technological University of Paraná (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Noise level measurements were made in 23 points. 19 of them were measured in external locations whilst 4 being measured inside the lot. Traffic around the university was the main source of this noise. Upon using the methodology explained by NBR 10151/00, equivalent continuous sound pressure level (LAeq), maximum level, and minimum level were measured, while also taking into account the number of light and heavy vehicles and motorcycles during 10 minutes per spot. Values were then compared against limits established by the World Health Organization (WHO), Curitiba’s city regulation 10625/02, NBR 10151/00, NR 15 and NR17 from the brazilian Ministry of Labor and Employment (Ministério do Trabalho e Emprego). A noise map was generated with the collected data, exhibiting noise levels to which the university’s buildings are exposed. The noise map was then compared with the one generated by Ansay (2013) for the same year. In conclusion, noise levels surpass the limits established, except the 85 dB (A) limit defined by the NR 15 for an 8-hour work journey, and noise levels do not seem to have increased over time, albeit consistently crossing regulations and recommendations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTráfego urbano - Ruídopt_BR
dc.subjectRuído - Mediçãopt_BR
dc.subjectRuído - Normaspt_BR
dc.subjectPressão sonorapt_BR
dc.subjectCity traffic - Noisept_BR
dc.subjectNoise - Measurementpt_BR
dc.subjectNoise - Standardspt_BR
dc.subjectSound pressurept_BR
dc.titleAvaliação do ruído do tráfego no entorno da sede Ecoville da Universidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of traffic noise in the surroundings of câmpus Ecoville of the Universidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO tráfego de veículos é o principal gerador de ruído no ambiente urbano e pode trazer uma série de efeitos prejudiciais ao deteriorar a qualidade acústica do ambiente universitário. Neste contexto, o objetivo geral definido foi medir e analisar os níveis de pressão sonora produzidos por veículos no entorno da sede Ecoville do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Fez-se medições dos níveis de ruído em 23 pontos. Destes, 19 foram pontos externos e 4 pontos internos ao terreno. O foco foi o ruído produzido pelo tráfego de veículos. Utilizou-se a metodologia descrita pela NBR 10151/00. Foram anotados o Nível Contínuo Equivalente (LAeq), o nível máximo (Lmax) e o nível mínimo (Lmin), bem como o número de veículos leves, pesados e motocicletas durante 10 minutos por ponto. Os valores encontrados foram comparados aos limites estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Lei 10625/02 da cidade de Curitiba, NBR 10151/00, NR 15 e NR 17 do Ministério do Trabalho e Emprego. Produziu-se um mapa de ruído com os dados obtidos, o qual exibe níveis de ruído a afetar as fachadas dos edifícios da sede. O mapa de ruído foi comparado ao gerado por Ansay (2013) para o ano de 2013. Ao concluir, há a confirmação de que os níveis encontrados ultrapassam o recomendado pelos limites comparados, com exceção do limite de 85 dB(A) estabelecido pela NR 15 para uma jornada de 8 horas, e que o ruído não parece ter aumentado ao longo do tempo, mas permanece em níveis consistentemente acima do recomendado e permitido.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Catai, Rodrigo Eduardo
dc.contributor.referee1Izzo, Ronaldo Luis dos Santos
dc.contributor.referee2Romano, Cezar Augusto
dc.contributor.referee3Hara, Massayuki Mário
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

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