Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17579
Título: Análise de Riscos em um laboratório de análises químicas de minerais
Título(s) alternativo(s): Risk analysis in a mineral’s chemical testing laboratory
Autor(es): Flissak, Wiliam
Orientador(es): Izzo, Ronaldo Luis dos Santos
Palavras-chave: Avaliação de riscos
Administração de risco
Segurança do trabalho
Medicina do trabalho
Laboratórios de química
Risk assessment
Risk management
Industrial safety
Medicine, Industrial
Chemical laboratories
Data do documento: 17-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FLISSAK, Wiliam. Análise de Riscos em um laboratório de análises químicas de minerais. 2016. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar e avaliar os riscos a saúde e segurança dos trabalhadores presentes nas atividades diárias de um laboratório de analises químicas de minerais. Realizou-se uma pesquisa qualitativa que possibilitou o levantamento dos riscos aos quais estão sujeitos os trabalhadores envolvidos na rotina diária do laboratório. Aos dados levantados para cada atividade, foi aplicada a técnica de Analise Preliminar Riscos e determinados aqueles com potencial de causar danos à saúde ou bem estar dos trabalhadores. Com a finalidade de complementar a avaliação e confirmar os riscos levantados pela técnica de APR, optou-se por uma avaliação quantitativa dos riscos relevantes. Os resultados das avaliações quantitativas demonstraram que os agentes de risco avaliados estão dentro dos limites de tolerância definidos pela legislação, exceção feita a iluminância medida nas áreas de trabalho que não atendeu à norma vigente. Foram feitas recomendações tanto com a finalidade de se corrigir as não conformidades encontradas como também para promover uma melhoria continua das condições de segurança e saúde ocupacional no laboratório estudo de caso. O presente estudo tem como objetivo identificar e avaliar os riscos a saúde e segurança dos trabalhadores presentes nas atividades diárias de um laboratório de analises químicas de minerais. Realizou-se uma pesquisa qualitativa que possibilitou o levantamento dos riscos aos quais estão sujeitos os trabalhadores envolvidos na rotina diária do laboratório. Aos dados levantados para cada atividade, foi aplicada a técnica de Analise Preliminar Riscos e determinados aqueles com potencial de causar danos à saúde ou bem estar dos trabalhadores. Com a finalidade de complementar a avaliação e confirmar os riscos levantados pela técnica de APR, optou-se por uma avaliação quantitativa dos riscos relevantes. Os resultados das avaliações quantitativas demonstraram que os agentes de risco avaliados estão dentro dos limites de tolerância definidos pela legislação, exceção feita a iluminância medida nas áreas de trabalho que não atendeu à norma vigente. Foram feitas recomendações tanto com a finalidade de se corrigir as não conformidades encontradas como também para promover uma melhoria continua das condições de segurança e saúde ocupacional no laboratório estudo de caso.
Abstract: This study has the objective of identify and evaluate the risks to health and security to the people who work at a laboratory of mineral’s chemical analysis. A qualitative research was made to point up the risks that the workers were submitted every day. About all the data collected from each activity, the Preliminary Risk Analysis was applied and were determined the risks that has the potential to cause harm to the laborer. With the objective of complement the analysis and confirm that the risks pointed in the past with the APR technique, a quantitative analysis were chosen to analyze the relevant risks. The results from quantitative research show that the risk agents are within the tolerance limits that are set by the law, except by the Illuminance that had been measured in the labor areas. Some advices about the correction of the non-compliance results as well also to promote continuous improvement of safety and occupational health in this described laboratory were made in the end.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17579
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXII_2016_33.pdf10,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.