Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17584
Título: Levantamento de riscos inerentes a eletricidade dentro de um canteiro de obras
Autor(es): Kosmej, Fabio
Orientador(es): Izzo, Ronaldo Luis dos Santos
Palavras-chave: Instalações elétricas
Segurança do trabalho
Avaliação de riscos
Electric wiring
Industrial safety
Risk assessment
Data do documento: 31-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KOSMEJ, Fabio. Levantamento de riscos inerentes a eletricidade dentro de um canteiro de obras. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Os canteiros de obras possuem diversos riscos inerentes eletricidade, uma vez que várias atividades dentro deste ambiente envolvem a energia elétrica. Desta forma esta monografia teve como objetivo levantar alguns dos principais riscos inerentes a eletricidade, encontrados dentro de um canteiro de obras, bem como analisar um acidente do trabalho ocorrido nesta obra. Para tanto fez-se várias visitas a obra analisada, e aplicou-se um check-list para levantar as não conformidades relativas a segurança em eletricidade, bem como colheu-se relatos de funcionários quanto a acidentes vivenciados com eletricidade, a fim de se analisar um destes acidentes, o que foi feito com o método dos 5 Por quês. Os resultados encontrados mostraram riscos como a falta de sinalização de segurança, a falta de proteção de quadros elétricos entre outros, bem como que o acidente analisado pode ter ocorrido por falta da existência de procedimentos de segurança para trabalhos próximo de áreas energizadas. Conclui-se que os riscos encontrados e os problemas observados são possíveis de serem resolvidos, bastando para tanto o envolvimento e engajamento da gestão da empresa.
Abstract: Construction sites have several inherent electricity risks, since many activities within this environment involve electric power. In this way, this monograph aimed to raise some of the main risks inherent to electricity, found inside a construction site, as well as to analyze a work accident occurred in this work. To do so, make several visits to the work analyzed, and apply a checklist to raise as non-conformities regarding a safety in electricity, as well as collected reports of employees regarding accidents experienced with electricity, in order to analyze one of these accidents, which was done with the method of 5 Whys. The results showed risks such as a lack of safety signs, a lack of protection of electrical panels and others, as well as which accident analyzed may have occurred due to the lack of a safety procedure for works close to energized areas. It can be concluded that there are risks found in the observed problems are possible to solve, simply for the involvement and engagement of the company's management.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17584
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXIV_2017_13.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.