Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17589
Título: Avaliação de riscos no processo de produção de cerveja em uma microcervejaria
Autor(es): Odorczyk, Ricardo Siebenrok
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Avaliação de riscos
Cervejarias
Segurança do trabalho
Acidentes - Prevenção
Risk assessment
Breweries
Industrial safety
Accidents - Prevention
Data do documento: 5-Set-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ODORCZYK, Ricardo Siebenrok. Avaliação de riscos no processo de produção de cerveja em uma microcervejaria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Com o emergente crescimento do mercado cervejeiro no Brasil, diversas oportunidades de negócio surgem com isso. Com a abertura incessível de microcervejarias, tem-se a necessidade de adaptar as instalações destes estabelecimentos para a segurança ocupacional. O presente trabalho tem então por objetivo identificar e avaliar os riscos em uma microcervejaria na região metropolitana de Curitiba. Para isto foram mapeados os processos e equipamentos presentes na microcervejaria, para a posterior aplicação de técnicas de análise de riscos. Neste trabalho, utilizou-se as metodologias FMEA – Análise de Modos e Efeitos de Falha e APR – Análise Preliminar de Riscos, fundamentados no processo de produção de cerveja em uma microcervejaria, que permitiram que os riscos fossem avaliados com sucesso. O trabalho possibilitou a identificação dos riscos e as ações para suas remediações, e provou que as ferramentas utilizadas podem ser aplicadas para avaliar risco no setor de microcervejarias com sucesso.
Abstract: Com o emergente crescimento do mercado cervejeiro no Brasil, diversas oportunidades de negócio surgem com isso. Com a abertura incessível de microcervejarias, tem-se a necessidade de adaptar as instalações destes estabelecimentos para a segurança ocupacional. O presente trabalho tem então por objetivo identificar e avaliar os riscos em uma microcervejaria na região metropolitana de Curitiba. Para isto foram mapeados os processos e equipamentos presentes na microcervejaria, para a posterior aplicação de técnicas de análise de riscos. Neste trabalho, utilizou-se as metodologias FMEA – Análise de Modos e Efeitos de Falha e APR – Análise Preliminar de Riscos, fundamentados no processo de produção de cerveja em uma microcervejaria, que permitiram que os riscos fossem avaliados com sucesso. O trabalho possibilitou a identificação dos riscos e as ações para suas remediações, e provou que as ferramentas utilizadas podem ser aplicadas para avaliar risco no setor de microcervejarias com sucesso.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17589
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXX_2015_33.pdf15,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.