Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17591
Título: Aplicação da análise preliminar de riscos e adequação da ferramenta FMEA para execução da atividade de escavação de tubulão a céu aberto
Autor(es): Lopes, Tiago José Bonfim
Orientador(es): Matoski, Adalberto
Palavras-chave: Localização de falhas (Engenharia) - Análises
Avaliação de riscos
Tubulação - Medidas de segurança
Segurança do trabalho - Normas
Fault location (Engineering) - Analysis
Risk assessment
Piping - Safety measures
Industrial safety - Standards
Data do documento: 6-Mai-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOPES, Tiago José Bonfim. Aplicação da análise preliminar de riscos e adequação da ferramenta FMEA para execução da atividade de escavação de tubulão a céu aberto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os riscos através da aplicação da ferramenta APR na execução de escavação de tubulão a céu aberto em obras de infraestrutura para atender o ramo de bases para torres de telecomunicação em todo o território nacional. E na sequência realizar a adequação da metodologia FMEA, que é uma ferramenta essencial para o levantamento de possíveis falhas de um equipamento ou sistema de serviços de execuções de obras. O estudo foi realizado diretamente no canteiro de obras, aplicando a técnica APR entre os colaboradores da empresa para identificar os principais riscos que a atividade em questão oferece, visando auxiliar no serviço especializado de engenharia de segurança do trabalho. A combinação das ferramentas e metodologias existentes para o gerenciamento de riscos são excelentes meios para minimizar os riscos de acidentes e falhas e assegurar a saúde e segurança do trabalhador na indústria civil.
Abstract: This study aims analyze work risks applying the methodology of APR to make outdoor excavation for install tubulão, necessary infrastructure in telecommunications towers throughout the brazilian territory. Shortly thereafter prepare it to methodology FMEA, important tool for research of possible flaws in the construction process. Study completely made construction site monitoring, applying the APR technique with workers to identify the main risks of the activity, working together to improve safety engineering at work. Combining APR and FMEA are great for to eliminate and minimize the risks involved with the work, gain health and safety in the realization of workers in the civil industry.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17591
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXX_2015_38.pdf12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.